quarta-feira, 23 de abril de 2014

Opinião - "Dei-te o Melhor de Mim", Nicholas Sparks

 

Sinopse

 
O novo e aclamado romance de Nicholas Sparks, conta a história emocionante de Amanda e Dawson, dois adolescentes envolvidos na mágica experiência do primeiro amor. Contudo, sob a pressão familiar e social, são obrigados a seguir vidas distintas. Somente vinte e cinco anos mais tarde voltam a encontrar-se, por altura da morte do único homem que tinha protegido o jovem casal apaixonado. E se para ambos o amor de outrora se revela intacto, confrontam-se inevitavelmente com as escolhas feitas e os compromissos assumidos. Qual então o sentido daquele encontro, se nada podia mudar o passado?
 

 
 

Opinião

 
Como não poderia deixar de ser num livro da autoria de Nicholas Sparks, este livro retrata uma bela história de amor, verdadeira, capaz de transpor as páginas de um livro e alcançar o coração de quem o lê. Amanda e Dawson, dois adolescentes apaixonados, são duas personagens completamente distintas, devido às diferenças sociais e pressões familiares a que estão sujeitos.

Mas será esta apenas mais uma história de amor de Nicholas Sparks? Não. É verdade que a escrita deste autor é leve, no entanto, o amor como ele nos descreve vai para além do óbvio. Será que todos sabemos o que é o amor? Não existe uma única e correta definição de amor. No entanto, aqui fica: “Amar-te é dar-te o melhor de mim”.

No meu ver, o título do livro foi muito bem escolhido e quem o ler entenderá porquê. Apesar de se terem separado, 25 anos depois Amanda e Dawson reencontram-se quando são contactados pelo advogado de Tuck – a única pessoa que entendera o amor dos dois. 25 anos é toda uma vida, no entanto, a verdade é que nem uma vida é suficiente para que certas pessoas sejam esquecidas nem para que sentimentos fortes desapareçam. No entanto, Amanda e Dawson não podem apagar a vida que construíram até então sem magoar ninguém.

A verdade é que o livro não se resume única e exclusivamente à história de amor dos dois. 25 anos depois, o autor leva-nos a conhecer o passado de Amanda, o passado de Dawson, a história das suas famílias e ainda a história de Tuck.

Como qualquer história de amor, como terminará?

Bem ou mal, a verdade é que cada história é única, e até num final triste levamos algo feliz dentro de nos.


4 comentários :

  1. Olá! :)
    Considero-me uma fã de Nicholas Sparks, não só pela questão do romance, mas também pela sensibilidade com que aborda o tema, sem o tornar cliché ou cansativo. Ainda não li este livro, mas li algures, não me recordo agora onde, que vai ser adaptado à tela. Curiosa?
    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Confesso que não li muitos livros de Nicholas Sparks, no entanto, sinto que cada vez que leio um fica uma marca em mim. Concordo plenamente que a magia dos seus livros não se centra no romance entre duas pessoas, mas sim na história dessas duas pessoas, história essa única que o autor consegue transmitir muito bem. Também li que vai ser adaptado a filme, e terei de o ver quando sair :). Fiquei muito curiosa :) porque os livros deste autor são tão próprios que me pergunto sempre como vão fazer chegar a mim aqueles lindos sentimentos. :)
      Muito obrigada pelo seu comentário :).

      Eliminar
  2. Olá,
    Acho que um livro do Nicholas Sparks que vale mesmo a pena ler é o "A walk to remember" que também já foi adaptado ao cinema. Por acaso vi o filme primeiro e fiquei desejosa de ler a obra... Estive a ver e até já é bastante antigo (1999), ainda assim acho que vale mesmo a pena e, não querendo ser spoiler, também senti que "até num final triste levamos algo feliz dentro de nós".
    Beijinhos e boa sorte neste projecto,
    Isabel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel :) Já vi esse filme também, acho que cá em Portugal lhe chamaram "Um amor para recordar", sendo que o livro se chama "Um momento inesquecível". E também está na minha lista de livros que quero muito ler.
      Beijinhos e obrigada :).

      Eliminar