sexta-feira, 9 de maio de 2014

Novidades Bertrand - Isabel Valadão, Peter Englund, Daniel Silva, Parinoush Saniee

A Bertrand Editora traz-nos uma selecção de novidades que nos levam para longe, tanto no espaço como no tempo. Fã de viagens literárias? Então vale a pena dar uma vista de olhos nestas obras.


Angola - As Ricas Donas

Edição/reimpressão: 2014 (pré-lançamento - disponível a partir de 23-05-2014)
Páginas: 376
ISBN: 9789722528313

Sinopse

Tal como vinha acontecendo já desde o século XVII, três constantes marcariam a história de Loanda: o tráfico atlântico da escravatura, a deportação ou degredo de criminosos para Angola e a superioridade das famílias crioulas, ou lusodescendentes, às quais pertenciam essas mulheres, e que eram praticamente as únicas detentoras do monopólio desse tráfico. As estórias destas mulheres acabariam por se fundir com a história da cidade de Loanda e não será possível dizer com propriedade como teriam sido as suas vidas. Assim, para este romance, eu reinventei situações e dramatizei acontecimentos, pois é isto que um romancista faz. A partir de imagens e de factos reais, deixei a imaginação fluir e as estórias converteram-se, por vezes em coisas diferentes daquilo que verdadeiramente teria acontecido. Porém, embora ficcionadas, estas poderão ter sido as estórias das Ricas-Donas de Loanda.

Romance histórico na linha de Loanda - Escravas, Donas e Senhoras, Isabel Valadão leva-nos à Angola dos séculos XVIII e XIX.


Sobre a Autora

Isabel Valadão nasceu em Lisboa mas foi para Angola em 1951, com seis anos de idade, tendo aí vivido até 1975, pouco antes de aquela antiga colónia portuguesa se tornar independente. Acompanhando os pais no seu périplo angolano, passou por diversas regiões, desde o Lobito a Malange, até se fixar em Luanda, cidade onde viveu a adolescência, casou e onde nasceram as suas duas filhas. Durante alguns anos foi analista química dos Serviços de Geologia e Minas em Luanda e secretária da revista angolana Notícia. Regressou a Portugal em 1976, depois de uma breve passagem pela África do Sul, onde a sua família se refugiou, na sequência dos graves acontecimentos que antecederam a independência de Angola. Viveu em Macau, regressando definitivamente a Portugal em 1986. Licenciou-se aos 49 anos, em História de Arte, na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Em privado, dedicou-se à investigação na área da Defesa e Conservação do Património, paralelamente à conservação e restauro de pintura.



A Beleza e a Dor da Guerra
História Íntima da Primeira Guerra Mundial

Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 600
ISBN: 9789722528054
*Disponível em formato E-Book

Sinopse


Há muitos livros sobre a Primeira Guerra Mundial, mas o premiado historiador Peter Englund aborda-a de uma forma inédita e espantosa: através da experiência de homens e mulheres comuns oriundos de várias partes do globo, explorando os aspetos quotidianos da guerra, não só a tragédia e o horror, mas também o absurdo, a monotonia e até a beleza. 

Entre as muitas histórias, há um jovem na infantaria do exército britânico, que considerara a hipótese de emigrar até a guerra lhe ter oferecido «a sua grande promessa de mudança», um funcionário francês de meia-idade, socialista e escritor, cuja «fé simplesmente ruiu» com o início da guerra. Há uma menina alemã de doze anos que está entusiasmada com as notícias das vitórias do exército porque isso significa que ela e as suas colegas de sala poderão gritar na escola. Há uma americana casada com um aristocrata polaco, que vivia uma vida recatada e de luxo quando a guerra começou e que, em última instância, será levada a declarar: «Ao olhar a Morte nos olhos, perde-se-lhe o medo.» 

Dois morrerão e um nunca chegará a ouvir um tiro; alguns tornar-se-ão prisioneiros de guerra, outros serão celebrados como heróis. Mas apesar dos vários destinos e ocupações em tempo de guerra, das diferenças de idade, sexo e nacionalidades, todos serão unidos pelo seu envolvimento, voluntário ou não, na Grande Guerra.

A Beleza e a Dor da Guerra é um brilhante mosaico de perspetivas que reconstrói sentimentos, impressões, experiências e flutuações de humor de vinte pessoas específicas, deixando-as falar não apenas por si próprias, mas também por todos aqueles que foram de alguma forma moldados pela guerra, mas cujas vozes foram esquecidas e ignoradas, ou simplesmente não foram ouvidas.


Críticas de Imprensa

«Nas quatro décadas que passei a estudar a guerra, nunca li um livro tão extraordinário como este.»The Washington Post 
«Um feito brilhante.»Publishers Weekly 
«Intenso e cheio de alma.»The New York Times

Sobre o Autor

Peter Englund é um historiador sueco, amplamente premiado e traduzido para quinze línguas. Foi correspondente nos Balcãs, no Afeganistão e no Iraque. Desde 2008, é Secretário Permanente da Academia Sueca, que atribui o Prémio Nobel da Literatura.



A Rapariga Inglesa

Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 400
ISBN: 9789722528078
*Disponível em formato E-Book

Sinopse


Sete dias. Uma rapariga. Não há segundas oportunidades.

Madeline Hart é uma estrela ascendente no partido britânico no poder: bonita, inteligente, motivada para o sucesso por uma infância pobre. Mas Madeleine tem também um segredo sombrio: é amante do primeiro-ministro, Jonathan Lancaster. Os seus raptores descobriram o romance e decidiram que Lancaster deve pagar pelos seus pecados. Receoso de um escândalo que lhe destrua a carreira, ele decide lidar com o caso em privado, sem o envolvimento da polícia britânica. Trata-se de uma decisão arriscada, não só para si próprio, como para o agente que conduzirá as buscas.

Tens sete dias, depois a rapariga morre.

Entra em cena Gabriel Allon — assassino implacável, restaurador de arte e espião —, para quem as missões perigosas e a intriga política não são novidade. Com o relógio a contar, Gabriel tenta desesperadamente trazer Madeleine de volta a casa em segurança. A sua missão leva-o do mundo criminoso de Marselha a um vale isolado nas montanhas da Provença, depois aos bastidores do poder londrino e, finalmente, a um clímax em Moscovo, uma cidade de espiões e violência, onde há uma longa lista de homens que desejam ver Gabriel morto.

Desde as páginas de abertura até ao chocante final, em que se revelam os verdadeiros motivos por detrás do desaparecimento de Madeleine, A Rapariga Inglesa irá deixar os leitores completamente mergulhados na história.


Críticas de Imprensa

«Gabriel Allon é a minha personagem ficcional preferida.»Bill Clinton

Sobre o Autor

Daniel Silva foi jornalista e trabalhou para a UPI, primeiro em Washington e depois no Cairo, como correspondente para o Médio Oriente. Nesse período cobriu diversos conflitos políticos e a guerra Irão-Iraque. Conheceu a sua mulher, correspondente da NBC, e regressaram aos Estados Unidos, onde Daniel Silva foi produtor da CNN durante vários anos, tendo sido responsável por alguns programas muito populares, como Crossfire, The International Hour e The World Yoday, entre outros. Em 1997, logo após o êxito do seu primeiro livro, The Unlikely Spy, Daniel Silva resolveu dedicar-se por completo à escrita, tendo entretanto publicado diversos best-sellers mundiais. 

O Washington Post coloca-o «entre os melhores jovens autores norte-americanos de literatura de espionagem» e é com frequência comparado a Graham Greene e a John Le Carré. Vive em Washington D. C., com a mulher e dois filhos.



O Livro do Destino

Edição/reimpressão:2014
Páginas:224
ISBN: 9789722528085
*Disponível em formato E-Book

Sinopse

A história de uma adolescente iraniana que descobre o amor a caminho da escola. Quando a família encontra as cartas que o homem por quem se apaixonou lhe escreve, obriga-a a casar-se com um homem que ela nunca viu. O seu casamento está fortemente ligado às mudanças no país, até porque o marido é um dissidente político durante os últimos tempos do regime do Xá e acaba por ser executado às mãos do novo regime. Quando, ao fim de 32 anos, o seu primeiro amor reaparece, os seus três filhos olham-na com indignação, incluindo os dois que vivem no estrangeiro. Deverá ela colocar os seus sentimentos em primeiro lugar, ou submeter-se aos preconceitos dos filhos? 

Uma história pungente e comovedora da vida das mulheres no Irão, que começa antes da revolução de 1979 e atravessa a República Islâmica até aos nossos dias. Estendendo-se ao longo de cinco décadas, a narrativa centra-se numa família e, em particular, em Massoumeh, a filha. Entre altos e baixos, ter filhos e arranjar trabalho (e tornar a perdê-lo por mudanças políticas), as transformações no Irão são vividamente retratadas através das personagens. 

Trata-se de uma janela para a história recente do Irão, narrada por uma voz autêntica e isenta de interpretações ocidentais. É uma história de mulheres fortes a lutar com grandes dificuldades por aquilo que querem, uma história de amizade e paixão, de opressão religiosa, mas também de amor a um país.


Críticas de Imprensa

«Um livro magistral. Não há nenhum tribunal que possa banir aberta ou racionalmente a sua publicação.»
Bokhara magazine, Irão 
«O grito de todas as mulheres iranianas que já não querem ser vítimas.»Shahla Lhiji 
«Um livro-sensação que nos chega do Irão.» Dagbladet, Noruega 
«Uma história cativante.» VG Noruega 
«Livros destes trazem o mundo até nós, e são para ser saboreados.»Irish Examiner 
«Uma história de amor proibido passada na tumultuosa pátria da autora, que também é socióloga.»The Sunday Telegraph

Sobre a Autora

Parinoush Saniee é socióloga e psicóloga. Trabalhou para o governo iraniano, no Ministério do Trabalho. Escreveu vários romances, dos quais O Livro do Destino é o primeiro; The Father of the Other One é o segundo, também publicado no Irão (e vendido à Noruega, Roménia e Itália); os outros aguardam a aprovação da censura iraniana para serem publicados.

Sem comentários :

Enviar um comentário