sexta-feira, 16 de maio de 2014

Novidades Gradiva - Manuel Arouca e Paula Cristina Rodrigues


Páginas: 444
Ano de edição: 2014
ISBN: 978-989-616-578-9
Goodreads: mais informação aqui

Os Filhos da Costa do Sol


Sinopse:

"O 25 de Abril de 1974 foi a época dos primeiros Filhos da Costa do Sol.
Quarenta anos depois, Manuel Arouca dá continuidade às personagens dessa louca geração dos anos 70. Onde estão elas agora? Quem são, como vivem, o que sonham os seus filhos?

Um livro que traça um retrato em sangue e alma de uma sociedade que voltou a ser poderosa e influente, a par do confronto de gerações e de uma grande história de amor.
Um grande, grande livro, com uma autenticidade, uma força narrativa incomum, uma verdade impiedosamente revelada, que toca profunda e inesquecivelmente o leitor."

 
 

Sobre o autor:

MANUEL AROUCA é escritor, guionista e produtor.
Nasceu em 1955 em Moçambique. Aos 7 anos muda-se para Portugal. Em 1984 é editado o seu primeiro romance Filhos da Costa do Sol, porventura o primeiro grande best-seller da literatura moderna portuguesa. É Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, 1986. Manuel Arouca deixou a advocacia e optou pela escrita de livros, guiões para televisão e produção de documentários. Em 1992 escreve e é o produtor de um documentário sobre a vida de Eusébio. No ano 2000 escreveu a novela Jardins Proibidos, um enorme sucesso que revolucionou a ficção portuguesa para televisão. Em 2005 a Oficina do Livro edita Deixei o Meu Coração em África, um grande sucesso, já na 11ª edição. Autor de mais de 10 livros, 8 novelas, 5 séries de TV e 4 documentários. Em Junho de 2013 a Leya Brasil editou o seu último livro O Anjo Surfista.
 
 
 

Páginas: 252
Ano de edição: 2014
ISBN: 978-989-616-579-6
Goodreads: mais informação aqui

Horizonte e Mar



Sinopse:

"Horizonte e Mar é uma viagem ao passado, através das vivências, sentimentos, amores e desamores de gente genuína ligada ao mar.

Retrato comovente e perturbador de uma família, com as suas crenças, receios, tragédias, incestos, adultérios, segredos e revelações numa terra à beira-mar plantada.

O Júri, ao eleger o romance Horizonte e Mar, considerou sobretudo «a abordagem etnográfica a que o romance procede, pouco presente no panorama da atual ficção portuguesa, expressa numa narrativa bem conduzida, cuja frase é, no geral, vertebrada, sendo sentimentalmente envolvente e suscetível de atravessar diversos patamares de leitura»."

 

Sobre a autora:

Paula Cristina Rodrigues nasceu na cidade do Porto, em 1978, mas sempre viveu em Matosinhos, cidade à qual se sente umbilicalmente ligada. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e exerce desde 2001 o ofício de professora de Português e Francês. Em Junho de 2013, publicou o livro infantil Bicharada à Desgarrada, obra que dedicou ao seu filho.
Horizonte e Mar é o seu primeiro romance, fruto de um minucioso trabalho de investigação, pesquisa, refinamento de ideias, recolha de pormenores e compilação de memórias em torno da cidade de Matosinhos e suas gentes, misturados com uma boa dose de ficção.



2 comentários :

  1. Olá,

    Parece-me bem e Horizonte e o Mar deve ser bem interessante :)

    "fruto de um minucioso trabalho de investigação, pesquisa, refinamento de ideias, recolha de pormenores e compilação de memórias em torno da cidade de Matosinhos e suas gentes, misturados com uma boa dose de ficção. "

    Relatar a nossa história :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      É sempre bom ver os lugares que nos dizem algo caracterizados na ficção pelos olhos de outra pessoa :)
      Boas viagens,
      Bloguinhas

      Eliminar