sábado, 10 de maio de 2014

Opinião - "Convergente", Veronica Roth


Sinopse:

“A sociedade de fações em que Tris Prior acreditava está destruída – dilacerada por atos de violência e lutas de poder, e marcada para sempre pela perda e pela traição. Assim, quando lhe é oferecida a oportunidade de explorar o mundo para além dos limites que conhece, Tris aceita o desafio. Talvez ela e Tobias possam encontrar, do outro lado da barreira, uma vida mais simples, livre de mentiras complicadas, lealdades confusas e memórias dolorosas. Mas a nova realidade de Tris é ainda mais assustadora do que a que deixou para trás. As descobertas recentes revelam-se vazias de sentido, e a angústia que geram altera as vontades daqueles que mais ama. Uma vez mais, Tris tem de lutar para compreender as complexidades da natureza humana ao mesmo tempo que enfrenta escolhas impossíveis de coragem, lealdade, sacrifício e amor. Convergente encerra de forma poderosa a série que cativou milhões de leitores, revelando os segredos do universo Divergente.”
 

Opinião:

Para começar, e porque li os dois livros anteriores um pouco antes da criação do blog, tinha grandes expectativas para o terceiro livro desta trilogia. No entanto, o início deste livro deixou-me um pouco desiludida. Contrariamente aos livros anteriores, que li a uma velocidade alucinante, até meio do livro ainda não estava presa ao mesmo. Digamos que nos livros anteriores aconteceu muita coisa e tudo muito depressa e que o início deste livro consistiu essencialmente numa explicação para toda a essência desta trilogia.
Não é que ache que haver uma detalhada explicação seja um ponto negativo do livro, no entanto, o motivo que me levou a progredir na leitura foram os livros anteriores e não o decorrer deste livro em si.
Ainda assim, após alguns minutos de ponderação, acabei por atribuir 5 estrelas no goodreads a este livro, assim como aos dois anteriores. E aqui, surge a questão porquê, se até então não referi nenhum ponto positivo deste livro?
A verdade é que Veronica Roth conseguiu transpor numa história nova e diferente do que estamos habituados uma série de valores e mensagens de uma maneira subtil e única, e esta sua capacidade tornou do livro, não uma mera história, mas sim uma história que marca e repleta de ensinamentos.
Se, por um lado, o livro inicialmente me desiludiu, por outro lado, o desenrolar do mesmo me surpreendeu. O que a autora conseguiu fazer com as personagens que criou, com os sentimentos das mesmas, com a realidade que é o mundo em que vivemos, é de admirar. Todos nós fomos construindo na nossa mente o mundo que ela nos foi mostrando ao longo dos dois livros anteriores e, também, conhecendo as personagens do mesmo. Mas, para quem ainda não leu este livro, deixo a pergunta:
Será que conhecem de facto as personagens que desta magnifica história fazem parte, será que conhecem de facto o mundo em que as mesmas vivem?
E deixo aqui a minha resposta:
As pessoas vão para além do que mostram ser com os seus actos ou gestos. Neste livro, conseguimos ter uma visão mais directa de Tris e Tobias e, a verdade, é que tudo começa a fazer sentido: o bem, o mal, as 5 fações - ser altruísta (Abnegados), ser solidário (Cordiais), ser corajoso (Intrépidos), ser sincero (Cândido) e ser inteligente (Eruditos) – aquilo que somos ou não, a verdadeira noção do que é um sacrifício e do que é o amor.
E apesar de muito se descobrir neste livro, a verdade é que houve uma linha que nunca sofreu o mínimo desvio na escrita e no decorrer desta trilogia de Veronica Roth, algo que ela sempre lutou por defender até ao fim: o valor das nossas escolhas.
 
“A tua escolha pode transformar-te … A tua escolha pode destruir-te … A tua escolha vai definir-te.”

 

6 comentários :

  1. Gostei da opinião :D
    a seguir http://redroselovepeaceandwrite.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá Rosana =))

    Também adorei a opinião, vim espreitar depois de ter visto agora oteu comentário no "Ler é viver".
    Gosto especialmente do que dizes no final...

    " E apesar de muito se descobrir neste livro, a verdade é que houve uma linha que nunca sofreu o mínimo desvio na escrita e no decorrer desta trilogia de Veronica Roth, algo que ela sempre lutou por defender até ao fim: o valor das nossas escolhas."

    Não podia concordar mais ;)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa :)
      Fico contente que tenhas vindo espreitar a opinião :) e fico ainda mais contente que tenhas gostado dela. :)
      Boas Viagens

      Eliminar
  3. Apesar de me ter sentido cativada por este livro desde a primeira página, identifico-me muito com todo o resto que mencionaste na tua opinião. :) Acho incrível a maneira como Veronica construiu este mundo e nos transmitiu tantos valores através dele (e das personagens que nele habitam).
    Beijinhos e Boas Leituras!

    *Mistery

    R: Olá, Rosana! :)
    Acho que não li nenhuma das tuas opiniões da trilogia. Vou dar uma olhada. ;)
    Penso que, se não tivesse tido apanhado aquele spoiler, iria suspeitar dos acontecimentos futuros e provavelmente ficaria esperançosa de que as minhas previsões não se realizassem. Penso muitos vezes como teria sido se tivesse partido para a leitura como tu, sem fazer a mínima ideia.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      É sem dúvida uma das minhas trilogias preferidas! Eu adoro quando os autores conseguem transmitir as mais belas lições de uma forma não literal, de uma forma distópica se calhar :). E a verdade é que ao longo dos 3 livros é como se Verónica Roth nos levasse a esse fim, sem nunca revelar o que está por detrás. Na verdade ela dá-nos todas as peças e deixa-nos construir o puzzle! E quando ele está quase pronto e vemos o que vai acontecer (o fim) - sim, porque mesmo sem spoiler, gradualmente nos apercebemos do que vai acontecer - não queremos acreditar! As lágrimas começam a cair! Um trabalho incrível de Verónica Roth :), na minha opinião claro.

      Beijinhos,
      Rosana

      Eliminar