quarta-feira, 30 de julho de 2014

Opinião - "Orgulho e Preconceito", Jane Austen

Sinopse:

“Uma clássica história de amor e mal-entendidos que se desenrola em finais do século XVIII e retrata de forma acutilante o mundo da pequena burguesia inglesa desse tempo. Um mundo espartilhado por preconceitos de classe, interesses mesquinhos e vaidades sociais, mas que, no romance, acabam por ceder lugar a valores mais nobres: o amor. As cinco irmãs Bennet, Elizabeth, Jane, Lydia, Mary e Kitty, foram criadas por uma mãe cujo único objetivo na vida é encontrar maridos que assegurem o futuro das filhas. Mas Elizabeth, inteligente e sagaz, está decidida a ter uma vida diferente da que lhe foi destinada. Quando Mr. Bingley, um jovem solteiro rico, se muda para uma mansão vizinha, as Bennet entram em alvoroço…”
 

Opinião:

Este não é o primeiro clássico que leio de Jane Austen. Tinha lido, anteriormente, “Sensibilidade e Bom Senso”, no entanto, a verdade é que não encontrei neste último a magia de que tanto se fala de Jane Austen. E porque estou a dizer isto agora? Porque no decorrer da leitura de “Orgulho e Preconceito” me apercebi do quão incrível é a autora e esta obra. E, neste momento, não sei se não ter gostado muito de “Sensibilidade e Bom Senso” foi culpa minha: se calhar não o li na melhor altura, se calhar não tinha a maturidade necessária para ler clássicos, ou então o livro não é, de facto, tão bom como este.
 
É um pouco difícil passar para o papel a minha opinião acerca deste livro. Penso que o que quer que diga sobre ele vai ficar sempre aquém da sua qualidade.
 
Para começar, ele foi-me oferecido pela bloguinha Sofia, à qual agradeço por ter este lindo livro na minha estante. No entanto, a minha leitura de clássicos ainda vai muito no início, pelo que, para variar, tive algum receio de não gostar e de não o conseguir apreciar devidamente. Na verdade, acho que foi com este livro que entendi o que é de facto um clássico, assim como o seu verdadeiro valor.
 
A meu ver, os clássicos da literatura são muito distintos da literatura actual. São obras que não só cumprem o papel de um livro de nos contar uma história, de nos dar prazer na leitura, mas que exigem também muito do leitor. E talvez seja por isso que nunca li muitos clássicos e que nunca os apreciei da devida maneira. É preciso maturidade, dedicação, ler mais do que óbvio, ler mais do que uma vez a mesma frase e, acima de tudo, saborear cada palavra e cada frase devagar. Tenho pena de não ter lido este livro mais cedo e quem nunca o leu deve lê-lo. Penso até que é um óptimo livro para introdução aos clássicos apenas e só porque é lindo e brilhante.
 
Mas falando agora um pouco mais de “Orgulho e Preconceito”, como o próprio nome indica, é um livro sobre o orgulho, a vaidade, os preconceitos e as diferenças sociais. Mas, para além disso, é também um livro de sentimentos, emoções e rico na relação entre as pessoas. O que mais me fascinou na época em que esta obra se desenrola foi a forma como se estabeleciam as relações: era um tempo em que se escreviam cartas, em que não havia telefones, em que o meio de transporte eram as carruagens e os cavalos, e em que as relações mais fortes e amorosas, não só existiam, como também perduravam com a distância. Porque o amor existe mesmo que não se fale todos os dias, mesmo que não estejamos juntos todos os dias, existe porque está no coração de cada um. E é engraçado como apenas com a descrição desta sociedade e das relações da mesma, um livro nos dá estes sentimentos e estas lições de vida. Claro que isto é apenas uma das muitas coisas que esta obra me deu.
 
Não estava nada à espera que esta obra me fosse conquistar, e muito menos que ganhasse um lugar nos meus livros favoritos. Mas a verdade é que aconteceu :) e deixou-me com um sorriso nos lábios. Por vezes dava por mim a fechar e abrir o livro, para saborear e sentir tudo o que estava a acontecer. É uma obra muito rica: rica na caracterização da época, na caracterização das personagens e na escrita de Jane Austen. É uma escrita cheia de requinte, pensada e muito bem conseguida, diferente de tudo o que já li. É como se tudo batesse certo, como se fosse tudo perfeito.
 
Podia falar mais da história, mas corria o risco de fazer spoilers e de tirar a beleza deste livro. Atrevam-se a lê-lo, a conhecer estas personagens incríveis, cada uma à sua maneira e a saborear a escrita de Jane Austen. É, sem dúvida, uma obra que recomendo e que certamente um dia irei reler.
 
 
 

15 comentários :

  1. Olá :-)
    Uma nota: é importante quem escreve um artigo de opinião ter em atenção alguns vícios da linguagem.
    Assim, quando escreves "em que não haviam telefones", o verbo haver está mal conjugado. Deveria ser "havia", no singular.

    Sempre que o verbo haver toma o significado de existir conjuga-se invariavelmente na 3a pessoa do singular, pois é um verbo sem sujeito, apenas com complemento directo.

    Quando o verbo haver é usado como auxiliar, aí sim, deve concordar com o sujeito e pode ser conjugado tanto no singular como no plural.

    Beijinho e peço desculpa pelo parêntesis.
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Agradecemos o seu comentário. Tentamos ao máximo evitar erros como este, através da revisão dos textos uma das outras, porém também somos falíveis. Mais uma vez obrigada e vamos proceder à correção.

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  2. Adoro estas edições em capa dura. São muito charmosas. Eu li uma edição da revista Sábado que comprei por 1€ e não sei se pela letra minúscula se pela estória, até gostei do livro mas não me deslumbrou :(

    Também não sou muito dada a clássicos adultos (gosto mais dos infantis) mas ainda vou apostar em mais algum livro de Jane Austen!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Também gosto muito destas edições. Gostava de um dia fazer a coleção de que faz parte, mas já tenho alguns clássicos noutras edições, logo ainda não sei.
      Acho que o deslumbre pelo livro depende de muitos factores. :) Mas teres gostado também é bom. Não temos que gostar todos de uma obra da mesma maneira.
      Quanto a ser ou não dada a clássicos, acho que somos duas :). Ainda estou mesmo nos primeiros passos!
      Já que dizes que vais apostar em mais um livro da Jane Austen, quando acabei este, a bloguinha Isabel sugeriu-me o "Persuasão"! Como disse acima "O Sensibilidade e Bom Senso" não foi muito do meu agrado.

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  3. Olá,

    Por acaso tambem li esta pequena perola pela revista Sábado, livros a um euro e foram tantos e bons que li atraves das promoções da Revista Sábado e fico contente que tenhas gostado, um livro bem interessante e que nos surpreende em certa forma no final :D

    Não ligo muito se o livro é um clássico ou não e já li varios o importante é proporcionar uma boa leitura e que seja bem escrito :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Gostei sim. Eu também concordo que o importante é proporcionar uma boa leitura e que seja bem escrito, mas noto uma diferença grande estre estes e os livros mais recentes. Penso que actualmente há uma maior fluidez nos livros, que torna mais fácil a leitura dos mesmos. :)

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  4. Consigo perceber porque não gostaste tanto assim do"Sensibilidade e Bom Senso", embora eu lhe tivesse dado uma notinha boa. :) Foi o primeiro e o único de Jane Austen e ao que parece foi o primeiro que escreveu e é muito semelhante a uma auto-biografia e muito diferente dos outros.
    «A meu ver, os clássicos da literatura são muito distintos da literatura actual. São obras que não só cumprem o papel de um livro de nos contar uma história, de nos dar prazer na leitura, mas que exigem também muito do leitor.» Essa frase mereceu a minha atenção. Não podia achar-te mais correta. :D
    Esse é um dos clássicos que mais quero ler. Ainda não chegou a hora. :(
    Beijinhos e Boas leituras!
    *Mistery

    R: Quero tanto ler toda a saga Harry Potter. Já li os dois primeiros à não sei quanto tempo e fico sempre ansiosa para continuar quando falam da série.
    Para fãs de J. K. Rowling, é totalmente recomendável!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Se deste uma notinha boa ao "Sensibilidade e bom Senso", então acredito que vais gostar ainda mais de "Orgulho e Preconceito".
      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  5. Já vi o filme sobre o livro e gostei bastante. Tenho de ler o livro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Não podias ter comentado em melhor hora. :) Vi hoje mesmo o filme! Está bonito e houve momentos em que fiquei a sorrir para o ecrã, mas o livro é melhor, para variar. :) As características, os sentimentos, o verdadeiro "Orgulho e Preconceito" é muito mais visível no livro.

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  6. Só ainda vi o filme, mas tenho o livro (a mesma edição linda do post) e quero imenso ler! :D
    Beijinhos e boas leituras! *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Já vi o filme e já li o livro e recomendo vivamente a leitura deste livro! Para variar, a meu ver, apesar de o filme estar bem conseguido e ser relativamente fiel ao livro, há mesmo muita coisa que se perde: a bela escrita de Jane Austen, a incrível caracterização das personagens assim como dos sentimentos e princípios de cada uma. Penso que com o livro se entende muito bem o porquê do titulo "Orgulho e Preconceito".
      E claro que concordo que estas edições são lindas :)

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  7. Parece ser um livro, já o coloquei na minha lista :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Tornou-se um dos meus livros favoritos. Mas há que ter em conta que é um clássico e que a linguagem por si só é diferente.
      Fico contente que o tenhas colocado. :)

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  8. Bem, eu já queria ler o livro e com esta opinião só me deu mais vontade..
    Estou super curiosa. E essa edição é maravilhosa.
    Beijinhos e continuação do bom trabalho :)

    ResponderEliminar