quinta-feira, 10 de julho de 2014

TAG (#1) - Colorindo a Literatura

Resolvi também responder à TAG Colorindo a Leitura a propósito do convite do blogue The Mistery's Garden ao qual agradeço por me tirar da ignorância, pois até então desconhecia o que era uma TAG!


1ª PARTE 

Vermelho - A cor da paixão: Um livro com um romance arrebatador, de tirar o fôlego, e/ou com um romance que adoras.
Orgulho e Preconceito de Jane Austen. Demorei imenso tempo a lê-lo, não porque não estivesse a gostar, mas pela necessidade de apreciar calmamente o incrível clássico da literatura que é. O atribulado romance entre Elizabeth e Mr. Darcy conquistou-me desde o primeiro momento em que eles se cruzaram e tenho de confessar que, tal como Elizabeth, também eu me apaixonei perdidamente pelo aparentemente pouco afectuoso Mr. Darcy, de tal forma que sempre que penso neste livro é automático o sorriso que se esboça no meu rosto.

Poderia também ter escolhido Duas Irmãs, Um Rei de Philippa Gregory pois a paixão avassaladora entre Maria Bolena e William Stafford foi o que mais me emocionou neste livro, apesar de parecer ser um acontecimento secundário ao resto da trama. 

  
Laranja - A cor quente: Um livro cuja acção se passa no Verão ou numa praia, à beira-mar, etc.
Os Cinco e as Passagens Secretas de Enid Blyton. Bem, na verdade creio que todas as aventuras dos cinco se passam no Verão, por isso resolvi escolher o meu volume preferido dessa famosíssima série.

Amarelo - A cor mais alegre de todas: Um livro cujos protagonistas ou algumas das personagens secundárias mais importantes são crianças.
As crónicas de Nárnia de C.S Lewis. Uma saga que adoro e com a qual cresci e que é totalmente responsável pelo olhador sonhador que, ainda hoje, por vezes, lanço ao meu guarda-roupa, ficando tentada a entrar por lá adentro e ir até Nárnia e conversar horas a fio com os irmãos Pevensie e partir à aventura lado a lado com os narnianos. 
Ah que doce o sabor da alegre nostalgia, a infância à distância de um livro! :)

Verde - A cor da Natureza: Um livro ideal para se ler ao ar livre.
Crónica dos Bons Malandros de Mário Zambujal. Por ser um livro leve, divertido e ao mesmo tempo bonito, muito à sua maneira. Mostrando que quando ousamos esquecer os nossos princípios corremos o risco de perder mais do que aquilo que somos.  


Azul - A cor fria: Um livro cuja acção decorre numa época fria e/ou um livro cujo autor não mede as palavras e que tenha uma escrita crua e capaz de ferir o leitor (responder a uma ou às duas é opcional).
Tenho de me repetir e dizer O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, o segundo volume das Crónicas de Nárnia, pois neste livro a aventura desenrola-se exactamente para tentar por fim ao Inverno interminável decretado pela malvada Feiticeira Branca. Um livro adorável onde a amizade é o caminho certo para a vitória. 


Roxo - A cor da magia: Um elemento de fantasia característico de um mundo literário que gostas (pode-se escolher outro mundo, como distopia, se nunca tiver lido fantasia).
Wingardium leviosa da Saga Harry Potter de J. K Rowling. Porquê? Porque sendo imensamente preguiçosa era ideal que por artes mágicas, i.e., levitação, objectos que me fossem necessários chegassem até mim sem grande esforço. Sim, já tentei o wingardium leviosa, mas certamente a minha pronúncia não deve ser adequada :D

Lilás - A cor da imaginação: Um livro - ou livros - cuja imaginação do autor não revela limites. 
A saga Harry Potter, sem dúvida. Embora ainda não a tenha acabado de ler (grande falha minha, eu sei) é simplesmente impressionante a criação de todo um universo e a forma como ele nos é dado a conhecer tão pormenorizadamente e com tanto detalhe. É, de facto, mágico! 

Cor-de-Rosa - A cor mais doce: Um romance leve e divertido.
I'm In Love With a Pop Star, de Margarida Rebelo Pinto, é tão leve, tão leve que suspeito que é por falta de conteúdo. Divertido é-o na medida em que todo o livro é uma infindável sucessão de felizes, pouco improváveis e quiçá impossíveis coincidências, o que roçando o ridículo desencadeia, no mínimo, um sorrisinho sarcástico no leitor. 

Preto - A cor negra, a ausência de luz: Um livro que aborda um tema pesado ou um livro muito escuro.
O Ensaio Sobre a Cegueira de José Saramago. Não poderia dizer que é um livro com ausência de luz porque uma das figuras centrais representa a esperança e curiosamente as personagens ao cegarem inexplicavelmente são atingidas por uma “cegueira branca” o que tem, como quase cada palavra do livro, um duplo significado. É um livro muito negro, é certo, e que me deixou noites em claro.



Branco - A cor clara, a presença de luz: Um livro com um final feliz que te agradou ou não.
As Cinco Pessoas Que Encontramos No Céu de Mitch Albom. Um final feliz para uma personagem que o merecia muito.
  

2ª PARTE

 A minha pilha arco-íris de livros...


Vermelho | Memória de Tubarão, Steven Hall
Laranja | Harry Potter e os Talismãs da Morte,J. K. Rowling
Amarelo | Guia Para um Final Feliz, Matthew Quick
Verde | Poesia Lírica, Luís de Camões
Azul | Por Treze Razões, Jay Asher
Roxo | Sonetos, Florbela Espanca
Lilás | Um Amor ao Luar, Emma Wildes
Rosa | A Morgadinha dos Canaviais, Júlio Dinis
 
...E a minha pilha monocromática!



Preto | Os Jogos da Fome - Livro I, Suzanne Collins
Branco | Do Caos: A Depressão em Fragmentos, Pablo Pereira


4 comentários :

  1. Quero tanto ler o "Orgulho e Preconceito".
    Também ainda não acabei a saga Harry Potter.
    As tuas pilhas ficaram muito bonitas e gostei das tuas respostas. :D
    Bem, agora que sabes o que é uma tag, atreve-te a descobrir mais. :) São super divertidas de se responder.
    Beijinhos!
    *Mistery

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mistery :)

      Aconselho mesmo "Orgulho e Preconceito" e se tiveres oportunidade vê também o filme, está bastante fiel, e o Mr. Darcy mesmo como eu o imaginei :)
      Obrigada, quando vi a TAG achei que não ía ter livros de todas as cores!
      Já ando a magicar uma TAG...entretanto vou vendo as que por aí andam :)

      Boas viagens,
      Tomé

      Eliminar
  2. Ainda tenho que ler o Orgulho e Preconceito, não gostei do Emma e portanto tenho deixado a Jane Austen de lado, mas já me disseram que são totalmente distintos...
    Tens que ler todos os Harry Potter :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José:)

      Além do "Orgulho e Preconceito" não li mais nada de Jane Austen, queria ler o "Persuasão". Como disse, demorei imenso tempo a ler o "Orgulho e Preconceito" e quem está habituado a livros com velocidade às vezes não consegue gostar tanto de clássicos nos quais frequentemente existem páginas e páginas em que se passa menos de coisa nenhuma! Não sei se foi o que aconteceu com o Emma , mas se queres dar uma nova oportunidade a Jane Austen "Orgulho e Preconceito" é um óptima escolha!

      Vou tentar tratar do Harry Potter neste Verão, até porque estou num perigo constante de alguém me fazer acidentalmente spoilers ;)

      Boas viagens,
      Tomé

      Eliminar