sábado, 9 de agosto de 2014

Opinião - "Ajuste de Contas", Patrick Quinlan

Sinopse:

Ajuste de Contas é uma estreia de mestre, um thriller arrebatador que nos faz mergulhar no universo negro do crime puro e duro. O protagonista é Smoke Dugan, especializado no fabrico de bombas para uma organização criminosa. Mas este homem tem o seu código de ética próprio, e quando sabe que um dos seus engenhos fez explodir um avião com cerca de duas centenas de inocentes a bordo decide vingar-se do chefe mafioso para quem trabalha assassinando-o, roubando-lhe 2,5 milhões de dólares e fugindo para parte incerta… Agora, na mira de três assassinos do mais elevado calibre, Dugan vê-se envolto numa crescente espiral de violência da qual dificilmente sairá com vida… Um policial engenhoso, literalmente explosivo. Um arrebatador romance de acção ao estilo dos melhores filmes de Tarantino.

 

Opinião:

O thriller é um género da literatura ou filme que usa o suspense, a tensão e o entusiasmo como elementos principais. No entanto, apesar de “Ajuste de Contas” possuir superficialmente algumas destas características, a verdade é que não provocou em mim o efeito que seria de esperar num género como este.

Apesar de se encontrar bem classificado no goodreads, não lhe consegui atribuir uma classificação equiparável. No entanto, sendo eu uma pessoa em muitas, achei necessário referir que esta não será provavelmente a opinião predominante acerca da obra.

Embora a sinopse prometa um thriller alucinante, a verdade é que a acção só começa muito depois do início da narrativa, e nem mesmo com a descrição da vida das suas personagens consegui criar empatia com as mesmas. E penso que este foi o problema principal. Talvez se a ligação entre o leitor e as personagens do livro tivesse sido mais trabalhada eu me tivesse conseguido prender e viciar na história.

Infelizmente, dei por mim a querer acabar rapidamente o livro, não pelo suspense que tanto caracteriza o thriller, mas porque a história não me estava a cativar.

Porque nenhum livro tem apenas pontos negativos, e mesmo os negativos devem ser vistos de uma maneira construtiva principalmente e não de forma depreciativa apenas, é uma obra sobre um tema típico de um thriller e que tem algum potencial para agradar aos fãs do género. As personagens são tudo menos perfeitas, e este facto situa-se no limbo do aceitável. Se por um lado gosto que as personagens não sejam perfeitas, por outro também gosto que sejam coerentes. Mas como não criei nenhuma ligação com as mesmas, as suas características, valores, princípios e atitudes não me incomodaram.

Infelizmente, não posso dizer que recomendo este livro. No entanto, acredito que este livro possa agradar a outras pessoas.


 

Sem comentários :

Enviar um comentário