terça-feira, 16 de setembro de 2014

Opinião - " A 5ªVaga", Rick Yancey

Sinopse: 


"A 5ª Vaga, o volume que dá início à trilogia com o mesmo nome, é uma obra-prima da ficção científica moderna. É um épico extremamente original, que nos apresenta um cenário de invasão extraterrestre do planeta Terra como nunca antes foi escrito ou sequer imaginado. Nesta narrativa assombrosa, uma nave extraterrestre fixa-se na órbita da terra, à vista de todos mas sem estabelecer qualquer interação. Até que, subitamente, uma gigantesca onda eletromagnética desativa todos os sistemas da Terra, e todas as luzes, comunicações e máquinas deixam de funcionar. A esta primeira vaga seguem-se outras, num crescendo de violência que devasta grande parte da humanidade."


Opinião

No geral, eu não gosto de ficção relacionada com seres extraterrestres. Não sei definir a razão, mas por algum motivo seres deformados e animalescos de outros planetas nunca me convenceram. Deste modo, imaginam a minha surpresa, quando li a sinopse deste livro, e fiquei com uma enorme vontade de o ler! De facto, na promoção da Editorial Presença de devolução de 100% do valor foi a minha primeira escolha. E ainda bem que isso aconteceu!

Adoro quando um livro me surpreende, ou por o desfecho ser inesperado, ou pela beleza das personagens ou pela qualidade da escrita. Mas, acima de tudo, adoro quando um livro me faz mudar de opinião sobre um assunto ou tema sobre o qual já tinha juízo definido.

A 5ºVaga possui todas estas qualidades! E, enquanto as primeiras tornam um livro bom, a última faz, para mim, o livro memorável.

A história é-nos contada pela perspectiva de várias personagens (não vou dizer quais pelo risco de fazer spoilers), e através dos seus olhos é-nos descrito o que tem acontecido, desde que, os visitantes de outro mundo decidiram dizer olá à Terra.

Contudo, vou falar da personagem que posso revelar sem estragar as supressas do livro: Cassie Sullivan. A protagonista desta história é muito mais do que ela própria imagina. Para mim foi muito estimulante ver o crescimento desta personagem, até porque, como descreve a sua vida antes da invasão e após, cria um contraste fascinante sobre as prioridades, visões e objectivos decorridos ao longo da catástrofe vivenciada. Mostra-nos também que apesar de todos os problemas, todas as perdas é possível ver beleza no mundo, e é possível tentar cumprir as nossas promessas.

Gostava de poder falar das outras personagens, mas acho que não consigo dizer muita mais sem desvendar pormenores do livro que, pelo menos para mim, fizeram sentido serem revelados mais à frente na leitura. Contudo, posso dizer que todas elas são muito bem trabalhadas, e que com elas sorri, fiquei emocionada ou revoltei-me com o que estava a acontecer. Além do mais, quando muda de protagonista do capítulo, nota-se claramente na escrita uma mudança no pensamento, nas vivências e opiniões. Como se estivéssemos a viver o mundo pelos olhos, ouvidos e coração do narrador. 

Mas, acima de tudo, o que me agradou tremendamente neste livro foi que me fez rir! Adoro o tipo de humor instituído pelo escritor, conseguindo fazer-nos lançar uma gargalhada mesmo nas situações mais complicadas que as personagens vivem. Por outro lado, conseguia também facilmente fazer–nos chegar ao fim de um excerto ou frase do livro e colocar-nos a pensar. No entanto, isto era sempre realizado de forma natural, devagar devagarinho, quase sem notarmos, até termos de fazer uma pausa para reflectir sobre as palavras impressas.

Para além disto, é um livro em todos os aspectos adequados para o público–alvo, desde a escrita, passando pelas personagens, e até ao tamanho da história. Porém, qualquer adulto poderá pegar neste livro e sentir- se completamente embrenhado na história, pois foca aspectos que são transversais a todas as idades.

Todavia não só as personagens são de salientar neste livro. O argumento da história é bem construído e desenvolvido. De facto, fez-me passar por um estado de “Não estou a perceber nada disto” para “Ok, isto afinal faz sentido!”.

Sendo assim, não posso deixar de recomendar este livro a todos aqueles que estejam a procura de um bom livro! Daqueles que não podemos esperar pela saída do próximo!

"Lá por haver alternativas, não quer dizer que se apliquem a nós."

O segundo livro " The Infinite Sea" será lançado dia 16 de Setembro em inglês.

4 comentários :

  1. Estou muito curiosa com este livro e a tua opinião ainda só me deixou com mais vontade de lhe pegar. É daqueles livros que não sei bem porque é que ainda não li... nem sei bem quando vou ler, exactamente, mas que a vontade de lhe pegar está lá, isso está!
    O segundo saiu hoje, é verdade, e a capa é maravilhosa!

    Patricia x

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia :)

      Aconselho vivamente a pegar quando tiver tempo, é uma excelente leitura :)

      Boas viagens
      Sofia

      Eliminar
  2. Olá,

    Na verdade um bom livro será sempre um bom livro independentemente do genero literário e é verdade muita gente coloca logo de parte um livro quando é FC, mas aqui está uma prova que há tambem muitos bons livros neste genero :)

    Gostei da opinião e a ver o que achas dos volumes seguintes e é um genero que me estou a dedicar mais atualmente e satisfeito :)

    Bjs e boas viagens

    ResponderEliminar
  3. Olá Fiacha:)

    Obrigada pelo comentário :)
    O que disse é extremamente verdade e, depois da leitura deste livro ainda fiquei mais convencida disso ! :)


    Boas Viagens
    Sofia

    ResponderEliminar