sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Tema de Debate (#1) - A Fantasia

Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer a revista desenvolvida pelo grupo "O Cantinho do Corvo Fiacha", aqui fica uma amostra de um dos temas que lá podem encontrar. De qualquer modo, podem encontrar a revista aqui, no blog "Leituras do Fiacha - O Corvo Negro". Como achamos a revista muito interessante, resolvemos responder ao tema de debate por ela apresentado neste mês de Setembro.


Um dos benefícios da leitura é o estímulo à imaginação na criação e visual­ização de cenários, personagens, espaço físico e temporal, tornando possív­el criar e visualizar diferentes mundos e realidades nos mais diversos géneros literários.


1) Qual o mundo imaginário criado que mais gostaram e porquê?

Confesso que olhar para este mapa me deixa maravilhada e ao mesmo tempo com um certo embaraço. Maravilhada por descobrir através dele a quantidade de mundos que ainda não descobri e com um certo embaraço por só conhecer dois: Westeros e Nárnia. Sei que não é considerado aqui um mundo, mas se pudesse ser considerado iria escolher Hogwarts :). Como alternativa vou escolher Westeros, porque ainda estou no início da minha viagem a Nárnia!


2) Consideram esta construção de elementos imaginários importantes numa obra literária?

Sendo a fantasia um género que me é muito querido, claro que considero a construção destes elementos imaginários importantes. É incrível a magia que há na sua construção e nas descobertas que neles podemos fazer.


3) O limite do pensamento imaginário não será influenciado pela nossa experiência de leitura?

Esta é uma questão muito pertinente :). Acho que a leitura influencia sem dúvida a nossa imaginação, uma vez que através dela conseguimos aprender, viver, sentir, sonhar muita coisa. No entanto, penso que há pessoas que mesmo sem ler conseguem ter tanta ou mais imaginação como quem lê.


4) Consideram a leitura vital para desenvolver este pensamento e evoluir a capacidade crítica e visual para a construção de novos mundos literários?

Penso que para uns, a leitura é vital, mas que para outros não. No entanto, acho que para a evolução, capacidade crítica e visual para a construção de novos mundos literários a leitura é sim vital, principalmente para aqueles que não lêm e têm esta imaginação como um “talento”. Acho que é impossível evoluir se nos deixarmos ficar unicamente com a nossa imaginação.


Como devem ter reparado, conheço muitos poucos mundos. Como tal, convido a que me deiam sugestões sobre novos mundos a descobrir :). 



4 comentários :

  1. Olá,

    Antes demais obrigado pela divulgação do cantinho e do blog e claro da Revista que foi algo que tive o prazer de ser surpreendido pela amiga Carla Pisco e claro por quem lhe deu apoio para a elaboração da mesma, espero ver muitos mais números, mas mesmo que ficasse por aqui já seria uma otima surpresa :D

    Quanto às questões, penso que ainda só foi debatida a primeira e sem duvida que Westeros é um bom local para se viver, temos sempre a vida em perigo, é bom eheheh

    E é bom quando ainda tens muitos universos fantásticos por descobrir, tens tempo :D

    Bjs e mais uma vez obirgado pela divulgação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha :)

      Não tens de agradecer! É um prazer divulgar o cantinho, o blog e a revista :).
      Tens de me aconselhar alguns universos para começar :)

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  2. Ois,

    A nível da fantasia recomendo-te assim de no imediato Tolkien, é mesmo muito bom e a Robin Hobb, a saga do assassino, nunca vi ninguém descrever vinculo entre humano e animal da forma como a Hobb o faz, alem claro de outras questões muito interessantes

    Se poderes experimenta ler Juliet Marillier, Fiacha é um corvo habitante das florestas de Sevenwaters :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Obrigado mais uma vez pelas sugestões!
      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar