sábado, 22 de novembro de 2014

Opinião - "O Espião Português", Nuno Nepomuceno

Sinopse:

“André Marques-Smith é um bom rapaz. Dedicado à família e aos amigos, é o mais jovem funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros português a assumir a tão desejada direcção do Gabinete de Informação e Imprensa. Uma dedicação profissional que esconde um coração partido. Freelancer é o nome de código de um espião da Cadmo, uma organização semigovernamental internacional. A par do MI6 e da CIA, a Cadmo age nos bastidores da política mundial, moldando o mundo tal como o conhecemos. Freelancer é metódico e implacável, um dos seus operacionais mais cotados. André e Freelancer são uma e a mesma pessoa. De Lisboa a Estocolmo, Londres, Roma ou Viena, as suas muitas faces desdobram-se, as missões sucedem-se. Uma delas reserva-lhe uma surpresa. Nas suas mãos, está uma descoberta que pode mudar o mundo e pôr em causa toda a sua vida. Mas, para o melhor e para o pior, ele não está sozinho…”


Opinião:

Para começar, tenho de agradecer ao Nuno Nepomuceno que gentilmente me cedeu este belo livro que agora se encontra na minha linda biblioteca :)! Por outro lado, também tenho de agradecer às meninas do FLAMES, uma vez que foi através delas que fiquei mesmo com vontade de ler e adquirir o livro.

“O Espião Português”, como o próprio nome indica, é um romance de espionagem, o que por si só me deixou curiosa. Como já devem ter reparado, assim como só há uns tempos iniciei as minhas viagens nos thrillers, também me encontro ainda no início das viagens em policiais e livros de espionagem. E é muito bom começar em grande, com livros que nos deixam uma boa impressão do género e que nos fazem ficar curiosos e até ansiosos pela sua continuação.

A obra dá-nos a conhecer André Marques-Smith, um agente duplo que trabalha simultaneamente para a Cadmo e para o Minstério dos Negócios Estrangeiros. Mas como uma vida de espionagem não teria piada se corresse tudo bem, também na vida do personagem principal surgem alguns problemas e desilusões inimagináveis. Como todos bem sabemos, nem tudo na vida é o que parece e é de congratular o autor pela maneira como o transmitiu.

Confesso que de início estranhei um pouco a escrita do autor, bastante característica e que provavelmente um dia será inconfundível: repleta de frases curtas, que de certa forma ajudaram a construir o suspense e a rapidez dos acontecimentos, mas à qual ainda não estava familiarizada. Claro está que com o desenrolar da leitura me fui habituando a este traço de personalidade do autor.

Para os leitores viciados em suspense, tenho de referir que a narrativa não é 100% suspense, no entanto, este facto não tira o valor ao livro. Mais uma vez, é de salientar a capacidade do autor de estabelecer um equilíbrio entre o suspense e os restantes acontecimentos essenciais à obra.

E sendo um livro de espionagem repleto de suspense, desvendar mais sobre a história seria estragar a leitura do livro, pelo que não o vou fazer. No entanto, não posso deixar de dizer que a narrativa é bem mais do que espionagem, é bem mais do que suspense, é no fundo aquilo que quisermos que ela seja. Se por um lado é um livro com personagens características, com as respectivas características e feitios, também é um livro repleto de sentimentos dessas personagens.

Posto isto, considero um prémio book-it merecido :) e digno de ser lido. Fico ansiosa pela sua continuação, não só porque como é óbvio quero saber o destino do André, mas porque ficou aqui a vontade de ler mais coisas de Nuno Nepomuceno. 


6 comentários :

  1. Olá,
    Para ser um livro surpreendente, tipo 007, com a marca Portuguesa. Acho que devíamos divulgar mais os nossos autores e estás de parabéns por o fazeres.

    http://miniestanteliteraria.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia :)

      Fico contente por ter passado a mensagem certa :). É sem dúvida "um livro surpreendente, tipo OO7, com a marca Portuguesa". E isto da marca portuguesa tem muito que se lhe diga. :) Somos característicos e o Nuno Nepomuceno mostra isso muito bem!
      O Bloguinhas Paradise tem vindo a apostar na divulgação dos autores portugueses, e neste mês foi a vez de apostarmos no Nuno :). Muito obrigada!

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  2. Olá,

    Ena gostei do comentário, fica registado a recomendação :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha :)

      Fico contente que tenhas gostado :). Aproveita e participa no nosso passatempo com a colaboração do Nuno Nepomuceno! :) Pode ser que o leias ainda mais depressa.

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  3. Olá Rosana!

    Já participei no passatempo e li agora a tua opinião sobre o livro. Eu gosto muito de suspense e policiais e parece-me que este é mesmo a minha cara :)
    Deixa-me lá fazer figas, pode ser que tenhas sorte. De qualquer forma, já está adicionado à wishlist do Goodreads

    Boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Como disse na opinião, foi o primeiro livro de espionagem que li. E lá está, apesar de não ser 100% suspense, foi uma leitura muito agradável :) e com acontecimentos inimagináveis. Espero que gostes de o ler :). E, já agora, boa sorte para o passatempo!

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar