terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Opinião "A Bússula dos Sonhos", P. D. Baccalario

Sinopse:

“Desde que os Lily chegaram a Applecross, no princípio do verão, toda a aldeia parece estar a ser vítima de acidentes misteriosos. Nos últimos dias, as ovelhas começaram a desaparecer das quintas e os peixes fogem das redes. Em segredo, as pessoas comentam que tudo isto pode ser obra de um Homem dos Bosques, que ande por aí em busca de Almas Mágicas. Vai ser Finley, na sua qualidade de novo Defensor da Loja Abracadabra, quem deverá descobri-lo, juntamente com o seu inseparável cão, o Rodilha. Esta façanha, no entanto, vai custar-lhe um alto preço: cair de um precipício, explorar todos os bosques da baía e pedalar até perder o fôlego... na direção exata que o levará ao seu encontro com os sonhos.”



Opinião:

Para começar, tenho de agradecer à Editorial Presença que gentilmente nos cedeu este livro para leitura e opinião. “A Bússula dos Sonhos” é o segundo livro da colecção “A Loja Abragadabra”. Não tendo lido o primeiro livro que dela faz parte, provavelmente tenho em falha dados importantes para a verdadeira compreensão desta narrativa. Apesar disso, sendo um livro de aventura, a história foi facilmente compreendida.

Sendo um livro infanto-juvenil, há que ter isso em conta aquando da sua leitura. E claro que ao longo desta, não posso deixar de o comparar com as minhas leituras de infância, nomeadamente com “Os Cinco”, “Uma Aventura” e “Harry Potter”. Para quem não sabe, “Harry Potter” é, sem dúvida, a minha colecção de livros infanto-juvenis preferida. E a verdade é que ainda nenhuma outra colecção me conquistou dessa forma. No entanto, isso não lhes retira o seu valor, simplesmente acabarão por viver sempre um pouco na sombra de J. K. Rowling.

Falando deste livro em particular, como o próprio nome indica temos como tema principal os sonhos e as vozes que muitas vezes habitam em nós dizendo o que devemos ou não fazer. E como uma aventura que é, esta começa quando em Applecross toda a aldeia parece estar a ser vítima de acidentes misteriosos, desde o desaparecimento de ovelhas até à morte de uma das personagens. No centro das atenções, temos Finley, um rapaz muito peculiar, e o seu cão Rodilha. É incrível como é tão frequente o aparecimento de animais nas histórias de aventuras :).

É uma narrativa de leitura fácil e cativante, capaz de entreter o seu público-alvo. No entanto, penso que certos pormenores da história deveriam ser mais claros, uma vez que eu própria tive dificuldade em encontrar algumas respostas. Claro que isto pode ter-se devido ao facto de não ter lido o primeiro volume, no entanto, foi a sensação que me ficou.

Posto isto, é provavelmente uma possível prenda de Natal para os meninos e meninas que gostem de ler, que gostem de aventuras e de sonhar. Mas não se esqueçam de oferecer o primeiro livro: “Uma Mala Cheia de Estrelas”, também publicado pela Editorial Presença. :)



Sem comentários :

Enviar um comentário