sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Opinião "Espera por Mim", Gayle Forman


Atenção: Pode conter spoilers para quem ainda não leu o primeiro livro: “Se eu Ficar”.
Podem ler a opinião do mesmo aqui no blog:
Opinião da Rosana
Opinião da Bárbara

Sinopse:

“Passaram três anos desde que o amor de Adam ajudou Mia a recuperar após o trágico acidente que vitimou a sua família – e três anos desde que Mia decidiu afastá-lo da sua vida sem lhe dar explicações. Quando uma noite os seus caminhos se cruzam na cidade de Nova Iorque, ambos têm a oportunidade de se confrontar com os fantasmas do passado e de abrir o coração ao futuro. Mas conseguirão perdoar-se um ao outro antes de cada um ter de regressar à vida tal como a deixaram? Espera Por Mim é a aguardada continuação de Se Eu Ficar, bestseller do New York Times.”


Opinião:

Esperei muito tempo para ler a continuação de “Se eu ficar”. Cada vez que me deslocava a uma livraria pegava nele, encostava-o a mim, mas depois acabava por não o comprar. Mas finalmente chegou o Natal e com ele veio embrulhado o “Espera por mim”. :)

Confesso que tendo lido a sinopse, sofri um pouco até o poder ler. Não me quis acreditar que depois de tudo o que aconteceu, Mia tenha decidido afastar Adam da sua vida. E face a isto, tive que o ler num dia só.

Se, por um lado, “Se eu ficar” nos diz o que é o amor e porque é que ele vale tanto a pena, por outro, “Espera por Mim” mostra-nos aquilo que acontece quando perdemos aquele grande amor. E nisto tenho de congratular Gayle Forman, porque conseguiu, ainda melhor do que em “Se eu Ficar”, transmitir ao leitor o sofrimento e frustrações de Adam como se fossem os nossos. Por estas e por outras, o decorrer da leitura custou-me um pouco. Só dizia a mim mesma «Quero chegar ao fim, não quero que este seja o fim, não pode ser». 

A verdade é que quando se ama verdadeiramente alguém, tudo muda. E quando perdemos esse amor verdadeiro, nunca mais voltamos a ser os mesmos. Fica em nós um vazio e, por vezes, deixamos até de ser quem somos porque é a única maneira que encontramos para superar esta grande perda. 

Mas felizmente, “Espera por Mim” não nos diz apenas que Adam perdeu Mia. Ensina-nos acima de tudo que a vida não faz sentido sem as pessoas que mais amamos. Podemos ter um carro, uma bela casa, concretizar os nossos sonhos, mas se não pudermos partilhá-los com Aquela pessoa, se não a tivermos ao nosso lado, nada vai ter o mesmo sabor.

Com uma temática tão difícil e única, este é um livro infanto-juvenil muito bem conseguido e que recomendo vivamente, não só ao público juvenil, mas também a todos os adultos :). Porque o amor não é só para adultos, o amor não existe apenas entre duas pessoas, o amor é um sentimento belo e único comum a todos.

Como será viver sem pais e irmãos como Mia? Como será escolher ficar neste mundo sem aqueles que são o nosso amparo, o nosso ombro amigo, a nossa vida? Como será abdicar do amor de alguém para que esse alguém possa sobreviver? 

Claro que cada um terá as suas respostas para estas perguntas, mas porque não descobrir a visão de Gayle Forman e conhecer Mia e Adam? Fica aqui o convite :). Serão dois livros que irei um dia reler, só para desfrutar aquilo que a vida tem para nos dar. É verdade que a vida não é um mar de rosas, mas com alguém ao nosso lado, talvez tenhamos sempre uma rosa no jardim que é a nossa vida.



8 comentários :

  1. Também estou a pensar reler os dois um dia destes, no entanto o "Espera por mim" não me cativou tanto como o "se eu ficar".
    O primeiro deixou-me a pensar naquilo que li dias seguidos, não consegui pegar em nenhum outro livro (e bem tentei!).
    Gostei do "espera por mim", a escrita está excelente, o enredo também, a Gayle Forman passou a ser uma das minhas escritoras preferidas de sempre, mas... Não apreciei tanto entrar na personagem e vida de Adam como gostei entrar na da Mia.
    Possivelmente deve-se às minhas próprias experiências pessoais e com o que mais me identifico...

    Dizer que é um livro infanto-juvenil é quase uma ofensa, pois são dos livros mais intensos que já li.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Como disse acima, este livro custou-me um pouco a ler. Entrar na personagem de Adam magoou-me, fez-me sofrer. No entanto, isso fez-me torcer por eles :). Quando a dizer que é um livro infanto-juvenil, concordo um pouco contigo. São livros emocionalmente muito intensos, mas a verdade é que estão classificados como infanto-juvenis, daí tê-lo referido :).

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
    2. Pois, eu vi que ele está classificado como infanto-juvenil, daí a minha crítica ter ido para quem o fez (não para ti, lool), nem me parece que tenha sido a própria autora que o tenha feito (iria achar estranho se assim fosse) até mesmo pela mensagem pessoal dela de como se inspirou para escrever a história ser tão madura, considerar infanto-juvenil é algo descabido, talvez seja por as personagens serem jovens, não sei, sinceramente...

      Como o primeiro me marcou tanto, acho que criei expectativas demasiado elevadas para este segundo...

      Eliminar
    3. Olá novamente :)

      Deixa lá :). A verdade é que quando vemos um livro numa livraria não tem lá nenhum papel a dizer infanto-juvenil, e as classificações acabam por ser apenas isso, um meio de orientação e não propriamente uma limitação :).

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
    4. Eu, por exemplo, quando vou à fnac primeiro vou à secção dos livros, normalmente, mas depois vou sempre à secção dos livros "putos" pois estão lá livros excelentes!

      Eliminar
    5. Pois :) Não é que os livros no geral tenham exactamente uma idade :). Ainda bem que continuas a passar por essa secção :). Mas fico curiosa acerca de como será ler estes livros sendo mais pequena :), a verdade é que ensina-nos lindas verdades.

      Fui ao site da Editorial Presença e está dentro dos infanto-juvenis, mas numa secção especial "Jovem Adulto" :), o que faz sentido.

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  2. Olá,

    Já estive, por diversas vezes com o livro "Se eu ficar", na mão. Como é um livro muito emotivo (infelizmente sou muito chorona) acabo sempre por comprar outros.
    Tenho de confessar que tenho curiosidade em ler esta série mas quando chega a altura recuo sempre. Tenho de ganhar coragem porque parece que vale a pena.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia :)

      Confesso que não chorei a ler estes livros, e também sou muito chorona :). No entanto, é um livro emotivo sim. Mas mais do que a emoção, o que mais o caracteriza na minha opinião são as diferentes mensagens sobre o que é o amor e o que não somos sem ele. Como já disse, recomendo :). Mas claro que somos todos diferentes e a escolha e "coragem" terão de ser tuas. :).

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar