terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Opinião - "Homem na Escuridão", Paul Auster

Sinopse:

E se a América não estivesse em guerra com o Iraque mas consigo própria? Nesta América, as Torres Gémeas não caíram e as eleições presidenciais de 2000 conduziram à secessão, com estado após estado a abandonar a união e uma sangrenta guerra civil a instalar-se. Este mundo paralelo é criado pela mente e coração perturbados de August Brill, um crítico literário vítima de insónias. Com 72 anos, Brill está a recuperar de um acidente de viação em casa da filha, no Vermont e, para afastar recordações que preferia esquecer - a morte da mulher e o violento assassinato do namorado da neta -, conta histórias a si próprio. Gradualmente, o que Brill tenta desesperadamente impedir insiste em ser contado. Com a neta a juntar-se-lhe de madrugada, ele arranja finalmente coragem para revisitar os seus piores dramas. Chocante e apaixonante, Homem na Escuridão é o exemplar romance do nosso tempo, um livro que nos obriga a confrontar a escuridão da noite, celebrando a existência das pequenas alegrias do dia-a-dia num mundo capaz da mais grotesca violência.


Opinião:

Fiquei muito tempo a pensar se deveria ou não escrever esta opinião. No entanto, com o incentivo da bloguinha Tomé acabei por tentar escrever algo. E porque digo tentar? Porque sendo o mais sincera possível, não posso dizer que tenha percebido o livro. Apesar de ser repleto de uma escrita fácil e até agradável, não consegui dele retirar o sumo. Penso que o grande problema foi a ligação entre as diferentes histórias e personagens que, para mim, não foi clara. Claro que entendi as diferentes narrativas e mundos criados, mas qual a relação entre eles?

É um livro que retrata em diferentes alturas o modo como se vivia em América e, de certa forma, as consequências da guerra. Conseguimos ao longo deste livro ver o que é o stress pós-traumático, o que é perder alguém, não só com uma personagem, mas também com as que rodeiam a personagem principal.

Na verdade, não quero dizer que não recomendo o livro, nem que é um mau livro. Talvez o tenha lido numa má altura, talvez este mereça que eu o tente ler novamente um dia com mais atenção, mas nesta leitura, a verdade é que não consegui entender o objectivo do mesmo. 



4 comentários :

  1. A sinopse desse livro me faria comprá-lo sem pensar duas vezes, mas depois da sua opinião pensaria. Adorei saber um pouco mais sobre ele, até porque não o conhecia.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Esta é de facto uma das grandes vantagens da blogosfera: abrir-nos os olhos para aquilo que está por dentro da capa de um livro. No entanto, como disse, não sei se o problema foi meu ou se o li numa má altura. Mas ficou aquém das minhas expectativas.

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  2. Ois,

    Nunca li nada do escritor mas é muito aclamado, tenho um livro dele por ler, mas ainda não tive oportunidade.

    Pena teres ficado com essa ideia do livro, mas pronto seguir em frente :)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Também tive pena, mas talvez noutra altura tente entender melhor. Fico à espera da tua opinião do livro que tens dele.

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar