sábado, 21 de março de 2015

Opinião - "FRAGMENTOS do meu pensar", Rui Serra

Sinopse

Podem consultar a sinopse Aqui


Opinião - Tomé

FRAGMENTOS do meu pensar veio-me parar às mãos através de um giveaway do Goodreads e revelou-se uma agradável surpresa. Confesso, como já deixei evidente em outras opiniões, que não sou fã de poesia modernista, mas Rui Serra conseguiu elaborar um conjunto de poemas adequadamente enquadrados nessa corrente, pelo que globalmente consegui apreciar a beleza da obra e inclusive gostar bastante de alguns dos poemas.

Passeando-se por várias temáticas, revelando traços da personalidade do eu poético e dando primazia ao mote do Amor, o autor leva-nos numa viagem por cem poemas, cem fragmentos. A pontuação e ritmo livres bem como o aproveitamento poético da linguagem quotidiana, fazendo parte desta poesia mais realista do século em que vivemos, não me preenchem a alma em pleno. Apesar disso, o verso livre é bem empregue, os apontamentos de poesia gráfica, a meu ver, são muito bem conseguidos, e um ou outro poema com uns vislumbres de poesia erótica avizinham-se como um bom ponto de partida para obras futuras dentro do género.

Poderia ainda destacar a falta de um encadeamento entre poemas, a falta de uma linha condutora, mas num livro de poesia não só não me parece de grande importância, como aliás, através do título, o autor quase nos avisa da fragmentação que vamos encontrar. E, no fundo, quem tem alma de poeta sofre um bocadinho com a dispersão dos pensamentos, com a angústia associada ao acto pensar, e com peso da relação amor-ódio com o processo criativo, com a própria poesia. Gostei muito mais dos poemas em que não há uma tentativa forçada de rimar e que mesmo sem a musicalidade de um soneto, através da espontaneidade, me conseguiram emocionar. 

Para quem gosta de poesia e conhecer novos escritores, FRAGMENTOS do meu pensar é uma boa opção para um fim de tarde chuvoso e pensativo onde a melancolia será uma calorosa companhia.



Opinião - Sofia

 
Antes de mais, tenho de dizer que não costumo ler livros de poesia. Por isso, tenho alguma dificuldade em escrever o que achei deste livro.

Em primeiro lugar, vou falar do título, que resume, de facto, o que nos vai ser apresentado no decorrer da leitura: pequenos fragmentos daquilo que o autor sente ou vive. Deste modo, cada poema pode ser lido individualmente, sem necessitar do anterior para fazer sentido.

Contudo, a minha opinião dos diversos poemas varia. Enquanto uns me tocaram profundamente, fazendo-me sorrir ou acenar com a cabeça em concordância, outros não fizeram sentido nenhum para mim. Não por estarem mal escritos, mas sim porque não lhes consegui entender o significado ou objectivo.

Em suma, um conjunto de poemas agradáveis de ler, ideais para uma hora sossegada, com a chuva a cair lá fora e nós no quentinho da nossa casa.



Opinião - Rosana

Este livro veio parar à minha biblioteca através de um giveaway no goodreads. Costumo dar a minha opinião sincera de todos os livros que leio. No entanto, confesso que, sendo este um livro de poesia, me sinto um pouco limitada na escrita da mesma.

Por um lado, não sou uma grande fã de poesia. E com isto não quero dizer que não gosto de poesia. Foi com grande ânimo e satisfação que li, por exemplo, “A Mensagem” de Fernando Pessoa e até mesmo “Os Lusíadas” de Luís Vaz de Camões. Mas a verdade é que desde então, nenhum outro livro de poesia me cativou no sentido de ler mais do género. Claro que Fernando Pessoa e Luís Vaz de Camões são do melhor que há na área :), contudo, não deixa de ser aquilo que tenho para comparação.

Falando do livro propriamente dito, como o título indica, este consiste numa compilação de “fragmentos”. Não posso dizer que tenha algo contra fragmentos, mas quando leio um livro tenho uma certa necessidade de que haja um contínuo, uma lógica, um início, um meio e um fim. E isto, de certa forma, não me ajudou na leitura.

Infelizmente, aconteceu algo que não sei bem como descrever: “ler por ler”. Não sei se poesia é isso mesmo, isto é, ler um poema aqui e ali, ou se é mesmo um defeito meu, mas a verdade é que foi com esse espírito que o li.

Claro que tudo o que referi acredito que seja em grande parte por culpa minha, até porque ocasionalmente encontrei um ou outro poema de que gostei :). Em alguns dos fragmentos conseguimos ver algo que aprecio na pouca poesia que leio: a musicalidade e o sentimento – dois ingredientes essenciais a meu ver, capazes de despertar um ou outro sorriso no leitor ou até de nos fazer sentir algo.

Assim sendo, acredito que seja um livro capaz de cativar os leitores amantes de poesia, apesar de não o ter achado brilhante. Já aqueles para quem a poesia não ocupa um lugar especial, com algumas excepções claro, não sei até que ponto a irão apreciar.



2 comentários :

  1. Olá, já não venho aqui à algum tempo. Decidi voltar hoje e ler um bocadinho o vosso blog.
    O livro não me interessou muito, mas ótima opinião ;)
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Ficamos contentes que tenhas passado por cá!

      Obrigada! De facto, sendo um livro de poesia acaba por ter um público-alvo mais limitado :)

      Boas viagens,
      Tomé

      Eliminar