sexta-feira, 8 de maio de 2015

Opinião - "Quando o Cuco Chama",Robert Galbraith

Sinopse:

"Quando uma jovem modelo cai de uma varanda coberta de neve em Mayfair, presume-se que tenha cometido suicídio. No entanto, o seu irmão tem dúvidas quanto a este trágico desfecho, e contrata os serviços do detetive privado Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra - com sequelas físicas e psicológicas - e a sua vida está um caos. Este caso serve-lhe de tábua de salvação financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrio tudo se torna - e mais se aproxima de um perigo terrível...

Envolvente e elegante, mergulhado na atmosfera de Londres, Quando o Cuco Chama é o aclamado primeiro romance policial de J. K. Rowling, escrito sob o pseudónimo Robert Galbraith."

Coleção: Grandes Narrativas
Nº na Coleção: 563
Data 1ª Edição: 15/10/2013
Nº de Edição: 2ª
ISBN: 978-972-23-5153-9
Nº de Páginas: 496
Dimensões: 150x230mm

Opinião:

“Quando o Cuco Chama” é o primeiro livro do pseudónimo Robert Gailbraith assim como o primeiro livro da Série "Cormoran Strike". A personagem principal, Cormoran Strike, é um detective privado que previamente fez serviço militar. Quando o conhecemos, encontra-se numa altura complicada da sua vida, a tentar sobreviver ao que a vida lhe atirava quando uma nova secretária temporária e um novo mistério lhe batem à porta.

Desta forma, ao longo da história a autora desenvolve não só o mistério em que se centra a narrativa mas também, as personagens principais e o que as move. Sendo assim, a autora prova mais uma vez a sua capacidade de criar personagens bem construídas, que despertam empatia em nós desde o primeiro momento.

Além disto, é do tipo de livros de mistério que adoro! Não tem um ritmo frenético de acção porque o ritmo frenético ocorre na nossa mente! É necessário atenção a cada momento, a cada página que remete para o caso que está a ser investigado. 

Deste modo, consegue em certos momentos do livro,sentimos vontade de voltar atrás, de reler certas partes, para tentar entender o que nos falhou no raciocínio. O que não lemos com atenção, ou não desenhamos na nossa mente com o devido detalhe, para melhor entender a pista a que o investigador chegou e que a nós nos está a escapar.

Os momentos de suspense são introduzidos sempre na melhor altura. O final atempado de um capítulo ou mudança de secção levam sempre a um aumento na curiosidade, a uma imperiosidade de descobrir a solução. Contudo, o final pareceu-me um pouco apressado o que não faz justiça total à qualidade do livro até aí.

Em resumo, é um livro de mistério muito bem conseguido, para aqueles que adoram os pormenores e como eles se encaixam no final. Com esta história, mais uma vez a autora dá provas que é capaz de criar magia mesmo fora de Hogwarts.


2 comentários :

  1. Acho J. K. Rowling genial e, infelizmente, esse é o único dela que tenha na minha prateleira. Desconfio que a continuação, "O Bicho-de-Seda", é ainda melhor que este.
    Beijinhos e Boas Leituras!

    *Mistery

    P.S. Criei uma tag e gostava de ter o prazer de ver as Bloguinhas responderem :D - http://themisterysgarden.blogspot.pt/2015/05/tag-doces-livros-docinhos-tag-original.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mistery :)

      J.K.Rowling é espetacular, não podia concordar mais contigo! :)
      Também estou super curiosa com a continuação.:)
      Mal seja possível vamos tentar responder à tua TAG que parece ser super interessante e divertida :D Obrigada!

      Boas Viagens
      Sofia

      Eliminar