quarta-feira, 15 de julho de 2015

Opinião “A 5ª Vaga”, Rick Yancey

Sinopse:

“A 5ª Vaga, o volume que dá início à trilogia com o mesmo nome, é uma obra-prima da ficção científica moderna. É um épico extremamente original, que nos apresenta um cenário de invasão extraterrestre do planeta Terra como nunca antes foi escrito ou sequer imaginado. Nesta narrativa assombrosa, uma nave extraterrestre fixa-se na órbita da terra, à vista de todos mas sem estabelecer qualquer interação. Até que, subitamente, uma gigantesca onda eletromagnética desativa todos os sistemas da Terra, e todas as luzes, comunicações e máquinas deixam de funcionar. A esta primeira vaga seguem-se outras, num crescendo de violência que devasta grande parte da humanidade. 

Será este o fim da existência humana sobre a Terra? Haverá ainda alguma salvação possível? A 5ª Vaga é um thriller de alta voltagem, com todos os ingredientes para se tornar um grande clássico da literatura fantástica universal.”


Opinião:

Com o incentivo da bloguinha Sofia, fui transportada para o interior das páginas desta obra! E com isto devo dizer que, sem querer, parti para esta leitura com as expectativas um pouco elevadas. Não sei se isto aconteceu pelo grande entusiasmo da Sofia ou se pelos livros que tenho lido, mas a verdade é que esperava algo mais, algo diferente desta distopia.

Como distopia que é, Rick Yancey proporciona ao leitor um mundo que consegue ter muitas facetas. Por um lado, este não é de todo aquele em que vivemos actualmente, mas por outro lado, podia perfeitamente sê-lo. E mais do que poder sê-lo, quem sabe não será o nosso futuro? Este é um dos grandes pontos fortes do livro! Um tema que consegue ao mesmo tempo ser real e irreal!

Somos confrontados com o planeta Terra invadido por extraterrestres, que nos leva a um ambiente repleto de dúvidas. O que são/Quem são os extraterrestres? São bons ou maus? O que querem do planeta Terra? E é com a dúvida permanente que embarcamos nesta viagem, descobrindo, passo a passo, as respostas para as nossas inseguranças e dúvidas. E aqui também há que congratular o autor pela forma como nos deixa descobrir lentamente e ao nosso ritmo cada uma das revelações guardadas em cada página. É uma obra que permite ao leitor saborear cada página, cada personagem e cada acontecimento como se o estivesse a ver de perto.

Mas claro que tal não seria possível se as personagens também não fossem bem construídas e caracterizadas. Se conseguimos descobrir cada passo, sentir cada receio e viver cada momento, isso também se deve ao seu alcance. Em cada capítulo vemos a história contada por pessoas diferentes, e cada vez que estas mudam, altera-se a voz do escritor!

Apesar de ter sentido que faltava algo na obra, fico ansiosamente à espera do segundo volume e é um livro que recomendo sem reservas! 

Apesar de finalista na categoria de Fantasia para Jovens Adultos: Goodreads Choice Awards, 2013 e finalista dos Children´s Choice Book Awards na categoria Teen Book of The Year 2014, é uma obra actual e intemporal, para a qual não há apenas uma idade adequada para a ler.



Podem ler a opinião da Sofia aqui.
 
Para mais informações sobre o livro, pode consultar o site da Editorial Presença aqui.

2 comentários :

  1. Olá, Rosana! :)
    Estava mesmo curiosa para saber qual seria a tua opinião. Não gosto de ficção-científica com naves espaciais e extraterrestres, mas este surpreendeu-me. Fico contente por também teres gostado. :D
    Já encontrei a continuação do site da Presença, com o nome "O Mar Infinito", mas enganaram-se no autor e atribuíram a autoria da obra a Sally Green. E também não tem quaisquer referências à data de lançamento ou página na Wook.
    Beijinhos e Boas Leituras!

    *Mistery

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Eu também nunca li nada de ficção científica e extraterrestres, pelo que este livro, por si só, foi uma leitura diferente do habitual! :)
      Podes ver aqui:

      http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/2015/07/novidade-editorial-presenca-rick-yancey.html

      Já está à venda! :)

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar