terça-feira, 7 de julho de 2015

Opinião - "Fusão", Julianna Baggott

Atenção: esta opinião não contém spoilers directos, porém pode sugestionar alguns acontecimentos.

Sinopse:

"Fusão é o segundo volume da trilogia, iniciada com o volume Puros. É o relato de uma aventura épica mas é também uma história de amor inesquecível.
Partridge é um Puro. Escapou incólume às detonações atómicas destinadas a exterminar grande parte da humanidade porque pertencia à elite protegida no interior da Cúpula. Os restantes que no exterior conseguiram sobreviver às explosões, ficaram deformados com mutações terríveis. Contudo, Partridge decide abandonar o mundo seguro da Cúpula para viver com os mutantes. E agora essa elite, sob as ordens de Willux, pai do jovem, desencadeia uma aterrorizadora operação para o obrigar a regressar. 
Porém, ele sabe que pode contar com o apoio dos seus companheiros: Pressia, a jovem determinada a descobrir os segredos do passado; Lyda, a guerreira; Bradwell, o revolucionário; e por fim El Capitan, o guarda. Juntos organizam um grupo de guerrilha para pôr termo a um plano secreto e diabólico que está a ser arquitetado pela elite científica da Cúpula. Se conseguirem vencer, milhares de vidas serão salvas mas, se falharem, a humanidade irá pagar um preço demasiado elevado."

Mais informações sobre o livro aqui

Opinião : 

Acabei o primeiro livro desta saga com a sensação de que faltava algo. A escritora era exímia nas descrições, mas era difícil criar uma ligação com as suas personagens. Neste segundo volume, a sua capacidade descritiva não diminuiu e as personagens ficaram muito mais apelativas. 

A história retorna no ponto onde terminou, com as personagens do lado de fora da Cúpula a organizarem-se para ver a justiça a ser feita.  Depois das descobertas feitas, Pressia e Partridge vêm-se, mais uma vez, separados. Cada um a lutar pelo mesmo, mas em locais diferentes. 

O ritmo da acção torna-se muito mais rápido, sentimos a necessidade constante de virar a página, de saber o que vão fazer, ou que verdade aterradora vai ser descoberta na página seguinte. 

O desenvolvimento das personagens é enorme, começamos a perceber como elas funcionam e o quão complexas e belas são, apesar de todas as falhas e todos os erros cometidos. Além do mais, há personagens que se revelam autênticas surpresas. Fazem o nosso coração bater ligeiramente mais rápido, dão - nos vontade de entrar naquele mundo e de dar um abraço para reconfortar a personagem que está a sofrer. Além disto, Baggott demonstra um sentido de humor apurado que enriquece a narrativa tornando-a mais interactiva. 

Durante a história, leva-nos a reflectir sobre quais os limites que estaríamos dispostos a atravessar para fazer o que está correcto e a saber que as pessoas que nos parecem mais vulneráveis são capazes de grandes gestos de coragem e de amor. Personagens como Lyda e El Capitan tornam-se cada vez mais profundas, constituindo uma verdadeira surpresa neste capítulo da história. 

Além de dar vontade de não parar de ler, dá também vontade de reler o primeiro livro para absorver todos os pormenores que poderão ter falhado da primeira leitura. Em suma, este volume torna-se ainda melhor que o primeiro. Destaca-se por ser uma distopia diferente de todas as outras, com um mundo criado de forma pormenorizada e detalhada com personagens que nos ficam na memória.

Por fim, gostaria de agradecer à Editorial Presença pela oferta deste exemplar para leitura e opinião.


" Quando vierem por mim,eu estarei pronto. Puro por dentro. E você,estará? É essa a questão. Estará?"




Opinião do livro "Puros" aqui.

2 comentários :

  1. Eu tive alguns problemas com o primeiro livro da série, mas é bom saber que o ritmo da acção aumenta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Além do ritmo aumentar as personagens também ficam mais interessantes. Aconselho mesmo a dar uma segunda oportunidade :)

      Boas Viagens,
      Sofia

      Eliminar