quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Opinião "Perto de Ti, Longe de Nada", Sílvia Soares

Sinopse:

“Recentemente divorciada, Julia procura afastar-se do passado e reencontrar a alegria num recomeço. Partindo numa viagem sem destino, conta as suas aventuras e desventuras no blogue da revista para a qual trabalha. Os seus seguidores, novas amizades e também Erika, a sua instável amiga e divertida chefe, acompanham-na. O pintor invulgar e cativante é Jean-Pierre que vive pelo mundo, sem amarras. Talentoso e confiante, julgava já não procurar nada… até conhecê-la. Tudo o que ele queria era pintar o seu retrato… Fabrizio, Enzo, Marillia, Gerardo, Adelline, Maria Rita e Matteo são algumas das personagens que farão parte desta viagem, entrando ainda em cena os recém-casados Sara e Valter, a personificação de que os opostos se atraem. E tudo começa em Milão… Pelo caminho, Julia encontra muito mais do que esperava. Mas será que encontra o que realmente procurava? Uma história sobre o amor, nas suas diferentes formas, sobre a busca interior da felicidade.”


Opinião:

Deixei arrastar um pouco a escrita desta opinião. Apesar de muitas vezes precisar de reflectir sobre as obras que leio, não costumo deixar passar semanas ou meses! No entanto, como já devem ter reparado, o blogue andou menos activo por motivos que já explicámos. Assim, com tanta falta de tempo, acabei por ir adiando. Isto tudo para dizer que apesar de ter lido o livro há cerca de dois meses, espero conseguir transmitir da melhor forma aquilo que queria na altura e que ainda quero!

Antes de mais quero agradecer à Sílvia Soares, que me cedeu um exemplar desta obra assim como da sua antecedente para leitura e opinião.

Posso começar por dizer que estamos perante um romance leve, muito adequado ao meu estado de espírito na altura. E isso fez com que lesse esta obra rapidamente, sem ficar cansada ou farta em momento algum. No entanto, contrariamente ao que seria de esperar (principalmente tendo em consideração as opiniões da bloguinha Isabel) fiquei com a sensação que gostei mais de ler o primeiro livro da Sílvia :). No entanto, não sei muito bem explicar porquê, ou se calhar sei :).

Na verdade, ao longo desta obra conseguimos denotar algumas diferenças em relação à primeira, nomeadamente um certo crescimento da autora e da sua escrita. Se já em “O Destino é Praga” víamos uma bela caracterização de locais específicos pela autora, em “Perto de ti, Longe de nada” essa qualidade da Sílvia é ainda mais evidente. Por vezes, imaginava-me ali, em Itália com um misterioso Jean-Pierre! :) E principalmente aqui, conhecendo a Isabel como conheço, percebo perfeitamente que isto lhe deu muitos pontos em relação ao primeiro!

Mas eu, eu sou uma eterna apaixonada! É relativamente fácil para mim gostar de romances, no entanto nem todos são capazes de me conquistar. Assim, apesar de ter gostado da história de amor presente em “Perto de ti, Longe de Nada” faltou-me algo! No entanto, dei por mim a sorrir várias vezes e a torcer claro por um final feliz!

Mais uma vez, como não poderia deixar de ser, tenho de referir que apesar de esta obra não ser talvez muito conhecida e divulgada, não é por isso que não deve ser lida. Após a leitura de duas obras da Sílvia, posso dizer que passei momentos muito agradáveis com as suas simples e genuínas palavras!



Podem ler as opiniões já publicadas no blogue nos seguintes links:
- Opinião da Isabel a "O Destino é Praga"
- Opinião da Isabel a "Perto de Ti, Longe de Nada"
- Opinião da Rosana a "O Destino é Praga"

Sem comentários :

Enviar um comentário