sábado, 5 de dezembro de 2015

Opinião "Referências Circulares", Adelaide Miranda

 

Sinopse 

"Referências Circulares - Exausta de Mim é um livro de poesia que descreve um estado de alma. Uma alma exausta de se tentar enquadrar numa sociedade que não compreende e que não a compreende. Uma alma confusa e perdida que anseia sair de si... que anseia ser outro alguém... que anseia... que anseia deixar de existir. Uma alma que reflete um misto de sentimentos que todos nós sentimos em algum momento da nossa vida que não sabemos como o exprimir e temos medo de admitir. Uma poesia íntima, profunda com a qual se vai identificar e que não vai esquecer!"


Opinião

Referências Circulares de Adelaide Miranda veio até mim através de um giveaway do Goodreads, e portanto iniciei a leitura sem quaisquer expectativas. A temática abordada começou por me trazer à lembrança a poesia de Florbela Espanca por apelar ao sofrimento da incompreensão, ao sofrimento de uma existência de nulo significado, ao sofrimento associado ao intenso desejo de partir. Mas as semelhanças ficam por aí. A escrita de Adelaide Miranda, ainda que com vislumbres distantes do romantismo fatalista, é simples e realista, sem segundos sentidos. 

A mancha gráfica não é muito apelativa e os versos livres e rimas dispostas de forma aleatória também não me convenceram. No entanto, dou a mão à palmatória, talvez a poesia do tempo em que vivemos e a liberdade poética acabem por ser um saco sem fundo, onde todas as combinações são permitidas e vão, ou não, ao encontro do gosto dos leitores. 

Infelizmente o título Referências Circulares é muito bem empregue, e digo infelizmente porque a dada altura me parecia estar a ler o mesmo poema. Assim, embora de um cariz muito confessional e introspectivo, esta leitura não me conseguiu emocionar, mas acredito que em livros futuros a autora consiga nos presentear com uma amargura mais amadurecida, um sentimento lapidado num verso mais trabalhado, espelhando de igual forma a solidão, o desencanto e o desespero de ser eu querendo ser outro.


Sem comentários :

Enviar um comentário