quarta-feira, 6 de julho de 2016

Opinião - "Maze Runner - Correr ou Morrer", James Dashner

Sinopse: 

"Thomas percebe que se encontra num elevador e que chegou a um lugar estranho, um espaço que se abre entre muros altíssimos e que o enche de pânico. Lá fora, como se estivessem à sua espera, uma pequena multidão de rapazes adolescentes como ele. As suas vozes saúdam-no com piadas juvenis, proferidas numa linguagem que lhe parece estranha. Dizem-lhe que aquele lugar se chama a Clareira e ensinam-lhe o que sabem a respeito daquele mundo. Tal como acontece com Thomas, não se lembram da sua vida anterior, mas ali estão perfeitamente organizados, cumprindo preceitos que ninguém deve quebrar. No fim desse primeiro dia de Thomas naquele lugar, acontece algo inesperado - a chegada da primeira e única rapariga, que traz uma mensagem que mudará todas as regras do jogo. 


Maze Runner é uma série de grande sucesso, que agradará tanto aos fãs de Jogos da Fome como a todos os apreciadores do género fantástico ou de distopias apocalípticas. A saga foi adaptada ao grande ecrã, tendo o primeiro filme estreado em 2014."

 

Opinião:

O primeiro contacto que tive com o mundo de Maze Runner foi através do filme. Este possuía uma premissa interessante e pensei que os livros desvendariam mais pormenores tornando a história mais completa. Contudo, li o livro bastante tempo após a saída do primeiro filme, o que provavelmente influenciou um pouco as expectativas que levava para a leitura do livro. 

Neste primeiro volume é apresentado a Clareira e os seus habitantes através dos olhos do recém-chegado Thomas. Vamos conhecendo como esta funciona e qual a sua organização à medida que esta personagem começa a viver nesta sociedade. 

Devo dizer que tive alguma dificuldade em habituar-me à forma como o autor escreve. As situações e o desenrolar da acção pareceram-me pouco desenvolvidos, por vezes demasiado simplistas e apressados. Senti várias vezes que o escritor tinha uma boa premissa, mas que não a sabia desenvolver correctamente. 

Desta forma, acabei por pensar várias vezes  que os argumentistas do filme fizeram um bom trabalho ao retirar certas partes do livro que, não estando devidamente trabalhadas, não enriqueciam a história, tornando-a apenas mais confusa. Contudo, sendo este o primeiro volume, entendo que nem tudo pode ser revelado, e que alguns pormenores são mesmo para nos deixarem confusos e curiosos. 

Outro problema que encontrei durante a leitura foi a tradução de alguns termos, principalmente aqueles que os habitantes da Clareira inventaram, por não se lembrarem do termo utilizado na vida antes de estarem na Clareira. 

Em retrospectiva, entendo que parte da razão para esta minha opinião não ser tão positiva será o facto de o ter lido tanto tempo após a visualização do filme e de já ter lido várias distopias. Não posso dizer que é um livro mau, porque não o é, mas não me convenceu totalmente. Apesar disso, pretendo ler o resto da série,uma vez que, divergindo um pouco do filme, tenho esperança que os próximos volumes tragam consigo agradáveis surpresas. 


“Just follow me and run like your life depends on it. Because it does.”



Podem ler a opinião da Bloguinha Bárbara aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário