terça-feira, 26 de julho de 2016

Opinião "O Pacto", Elle Kennedy

Sinopse

Série: Off-Campus #1
Edição: 2016
Páginas: 444
ISBN: 9789896650728
“Hannah Wells encontrou finalmente aquela pessoa. Segura e confiante em todas as outras facetas da vida, enfrenta uma série de receios e inseguranças no que toca a sexo e sedução. Se quiser prender a atenção da sua nova conquista terá que sair da zona de conforto... Mesmo que tal signifique ter que aturar o arrogante e infantil capitão da equipa de hóquei... E vai ser tão bom.
Ser jogador de hóquei profissional foi tudo o que Garrett Graham sempre quis, mas as notas de final de formatura ameaçam deitar por terra este sonho, pelo qual tanto tem lutado. Se ajudar uma morena, muito gira e cheia de sarcasmo, a fazer ciúmes a outro lhe garantir a posição na equipa, que seja! Mas um inesperado beijo leva-os às cenas de sexo mais incríveis das suas vidas, e não vai levar muito tempo até que Garrett perceba que fingir não será o caminho... Terá, sim, que convencer Hannah de que o homem que ela procura se parece em tudo com Garrett. Elle Kennedy é autora best seller do New York Times, USA Today e Wall Street Journal. Escreve romances de suspense e eróticos contemporâneos. Heroínas fortes e sensuais, e heróis sexy e musculados são marca dos seus livros, temperados com muito «calor» e alguns perigos, pelo que já conquistou um vastíssimo público leitor.” - in Goodreads

Opinião

A rapariga ajuizada e inteligente que se apaixona pelo menos intelectualmente dotado capitão da equipa desportiva de determinado estabelecimento de ensino - eis o cliché dos clichés. Esta história já foi escrita e reescrita variadíssimas vezes, mas continua a vender livros, por razões simples: primeiro, porque gostamos de pensar que semelhante tipo de amores "impossíveis" podem acontecer a qualquer um; segundo, porque nos sentimos bem com a vitória do underdog, como se torcer por ele(a) fosse uma maneira de ultrapassar os nossos próprios shortcomings.

Mas sempre fui a favor de deixarmos de nos sentir guilty pelos nossos guilty pleasures - e essa é uma das razões pelas quais aconselho este romance.

Se conseguirmos saltar para além deste cliché, vemos que as personagens principais não são tão tipificadas assim. Hannah Wells é uma estudante de artes, especificamente de canto, extremamente responsável e com um sentido de humor próprio, que vive para ajudar os pais e tentar passar na audição que lhe concederá uma bolsa de estudos sem matar o seu colega de dueto. Hannah, devido a vários eventos do seu passado, não tem uma visão muito romanceada do amor - pelo menos, não até conhecer Justin.

No entanto, chamar a atenção de Justin parece uma tarefa impossível - até que Garrett, o capitão da equipa de hóquei, vê no interesse de Hannah a sua oportunidade para a forçar a ajudá-lo com um teste. Mas a relação de ambos começa a estender-se para além do estipulado no pacto inicial...

Garrett também não se limita ao seu papel de distracção visual para Hannah, sendo uma personagem também com uma determinada profundidade. A sua paixão e dedicação pelo jogo, bem como a sua dedicação, conseguem conquistar tanto Hannah como o leitor. A postura sedutora e o sentido de humor sempre presentes também ajudam...

Mas a principal razão que me faz apreciar este romance com uma história aparentemente comum e um final (algo) previsível em particular é a abordagem de temas tão importantes como a violência sexual e o consentimento. A exploração da sexualidade entre Hannah e Garrett é feita de uma forma que demonstra a importância do respeito pelos limites individuais, e que em nada diminui a promessa feita na capa do livro. Não há muitos espaços seguros que permitam a sobreviventes de violência sexual voltar a reclamar a sua sexualidade de uma forma saudável, e penso que este livro pode ser útil nesse sentido e também para sensibilizar as outras pessoas nessa matéria.

O Pacto é um bom romance para quem está à procura de se perder numa história intensa durante algumas noites, e que gosta de personagens que se revelam mais complexas do que qualquer cliché nos poderia fazer pensar.

Fico à espera de ser mais uma vez agradavelmente surpreendida pelo segundo volume da série Off-Campus, O Erro!


Sem comentários :

Enviar um comentário