terça-feira, 5 de julho de 2016

Opinião "Tigana - A Lâmina na Alma - Livro Um", Guy Gavriel Kay

Sinopse:

"Tigana é uma obra rara e encantadora onde mito e magia se tornam reais e entram nas nossas vidas. Esta é a história de uma nação oprimida que luta para ser livre depois de cair nas mãos de conquistadores implacáveis. É a história de um povo tão amaldiçoado pelas negras feitiçarias do rei Brandin que o próprio nome da sua bela terra não pode ser lembrado ou pronunciado. Mas anos após a devastação da sua capital, um pequeno grupo de sobreviventes, liderado pelo príncipe Alessan, inicia uma cruzada perigosa para destronar os reis despóticos que governam a Península da Palma, numa tentativa recuperar um nome banido: Tigana. Num mundo ricamente detalhado, onde impera a violência das paixões, este épico sublime sobre um povo determinado em alcançar os seus sonhos mudou para sempre as fronteiras da fantasia."


Opinião:

Lemos tantos livros ao longo do ano que por vezes nos esquecemos do que é de facto um bom livro! Mas a verdade é que quando enveredamos na leitura reconhecemos logo a diferença entre esse e os inúmeros livros que vamos lendo. E com isto não quero desvalorizar as várias obras que vou lendo e que, por sinal, até gosto bastante. Mas não posso deixar de referir que é bom viajar, neste caso num mundo de fantasia, com uma escrita bastante cuidada e uma tradução bem conseguida.

Como já devem saber, o género Fantástico é, sem sombra de dúvida, um dos meus géneros literários favoritos. Claro que gosto sempre de ler um romance, de sofrer um pouco com um bom thriller, e de chorar nas histórias que mais se aproximam do meu coração. Mas quando pego numa obra de fantasia sei que vou reviver o melhor de mim. Através deste género, somos “obrigados” a entrar num novo mundo, a estar atentos, a perceber como funciona, a conhecer as diferentes personagens, os seus poderes e claro a criar a linha que liga estes mundos imaginários ao mundo real.

E foi este gosto pela fantasia, pela leitura e tudo de bom que ela nos dá que 5 amigas criaram este cantinho. Mas como seria de esperar, apesar de sermos diferentes e gostarmos de coisas diferentes, temos alguns gostos em comum. Se há um livro que gostamos muito, ou que achamos que alguma de nós iria gostar muito partilhamos e incentivamos a sua leitura. E foi o que aconteceu comigo nesta obra. A Sofia foi a primeira pessoa que a leu – tendo já a sua opinião publicada. E fartou-se de me dizer – “O Tigana é muito bom!” Não é que alguma vez tenha duvidado das suas palavras, mas pronto acabamos sempre por seguir o “ver para crer”. No entanto, as palavras foram suficientes para que comprasse os dois livros há uns tempos. E agora que li o primeiro, sou forçada a concordar com ela :)! Apesar de só ter atribuído 4 estrelas à obra, tenho que esclarecer que estas não significam que o livro não é suficientemente bom.

Como o título da obra indica, Guy Gavriel Kay conta-nos de uma maneira fantástica a história de Tigana, cujo nome muitos não conseguem ouvir, devido à maldição lançada através das “negras feitiçarias do rei Brandin". Essencialmente o que temos neste primeiro volume é aquilo que é essencial em toda a boa obra de fantasia, isto é, a construção dos pilares, o esclarecimento do passado e do presente, a partilha de lendas e mitos. E, contrariamente ao que podem estar a pensar, apesar de isto implicar uma grande quantidade de descrições, que não vou negar, a verdade é que a forma como o autor as coloca na narrativa não é cansativa, pesada e maçuda. Sem querer, somos levados para Tigana (Baixa Corte), Asoli, Corte e Chiara – as terras conquistadas por Brandin – e para Ferraut, Cercando, Tregea e Astibar – as terras conquistadas por Alberico. E no fim conseguimos ver que tudo está ligado, que como dizemos muitas vezes “o mundo é mesmo pequeno” :).

Tenho, no entanto, que referir que as primeiras páginas da narrativa não são muito apelativas, tornando-se bastante confusas para o leitor. No entanto, à medida que progredimos a leitura, o mundo vai-se tornando mais claro, assim como as suas personagens.

Não são muitas as obras em que sinto a necessidade de voltar atrás, de confirmar algo ou alguma suspeita que tenha, de fazer 2+2. Esta é uma delas. Estamos perante uma obra de valor, de fantasia, com uma história de conteúdo interessante e devidamente explorada, que não só nos é dada a conhecer como nos envolve e convida a fazer parte dela.

“Tigana, que a minha memória de ti seja como uma lâmina da minha alma.”

Poderia falar muito mais sobre a história, mas como qualquer história de fantasia, não sendo eu a autora dela, não sou eu quem a deve contar :). No entanto, convido-vos a conhecer Tigana pela voz do seu príncipe e alguns dos seus antigos habitantes - Alessan, Devin, Bahed, Dianora e Catriana. :)

Um livro que vale verdadeiramente a pena!



Podem ler a opinião da Sofia aqui.

2 comentários :

  1. É um livro que quero muito ler.. mas é como dizes, a lista da tbr é grande e, Às vezes, até nos passam mais ao lado livros tão bem escritos. O último em que isso me aconteceu foi o de Patrick Rothfuss.. uau que coisa mais linda!

    * Blog mary red hair *

    *Canal mary red hair*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      A chave está em comprar e pegar nele :)! Acabei ontem de ler o segundo e em breve também vou escrever a minha opinião.
      Nunca li nada de Patrick Rothfuss. Recomendas?

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar