terça-feira, 6 de setembro de 2016

Opinião “Cartas por um sonho”, Ángeles Doñate

Sinopse:

“O Inverno chega a Porvenir e traz com ele uma má notícia: a estação de correios vai fechar e o pessoal vai ser transferido para a cidade. Quem precisa de um carteiro num mundo onde já não se escrevem cartas?

Cartas Por Um Sonho é um livro comovente, encantador e cheio de ternura, onde, através da corrente de cartas, vão desfilando personagens do nosso quotidiano, todas elas com os seus sonhos, a sua história, mais ou menos triste, as suas frustrações.”


Opinião:

Foi com alguma curiosidade que enveredei na leitura desta obra. No entanto, sou forçada a dizer que não esperava que esta me surpreendesse tanto pela positiva! Afinal, é um livro sobre cartas. E para nós, que ainda somos novos de idade, o conceito de cartas já não acompanha infelizmente o nosso dia-a-dia.

Mas, a verdade é que à medida que lia cada carta que compunha a corrente de cartas iniciada por Rosa, me sentia cada vez mais dentro de Porvenir e mais envolvida na magia das cartas! De facto, a autora tem razão:

Como é bom receber uma carta!
Quem é que não fica curioso quando as cartas vêm dirigidas a nós?

Mas claro que quando falamos de cartas, falamos de remetentes e de um receptor! Nada seria possível se neste livro não estivéssemos perante as personagens mais peculiares, com inúmeros defeitos e qualidades, mas cada qual com o seu devido valor! E quando estamos perante uma cidade pequena como Porvenir, em que quase toda a gente se conhece, acabamos por nos sentir em casa!

Mas ainda não expliquei porque é que o livro é sobre cartas! Tudo começa quando Sara conta à sua vizinha Rosa que estão a pensar fechar aquela estação de correios e, com isso, transferir a sua única carteira – Sara! Triste com a situação, Rosa tem uma ideia – criar uma corrente de cartas para provar que a carteira ainda é necessária e que a estação de correios não deve fechar. E é através desta premissa que ficamos a conhecer todas as personagens! Através de cartas! Mas estas cartas também não são como poderíamos achar! A carta tem um destinatário mas não tem remetente; e o autor da mesmo pode escrever sobre o que quiser! Curiosos?

Infelizmente não posso contar muito mais, pois se o fizer, concerteza que a sua leitura não terá o mesmo impacto e a mesma magia! Acima de tudo, estamos perante uma obra ternurenta, capaz de nos arrancar pequenos e simples sorrisos sem querer, que acabam por fazer a diferença no leitor!

E se escrevêssemos uma carta? (Aqui ficou a vontade de escrever uma!)



2 comentários :

  1. assim que vi a capa deste livro: tenho de o ler :D
    escrevi muitas cartas e alguns postais, li este livro esta semana aquando na praia e até acabei por comprar um postal e enviar :) vou voltar a essa correspondência!
    adorei o livro! este fica na minha biblioteca pessoal <3
    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Peço desde já desculpa pela demora na resposta!
      É um livro que deixa mesmo vontade de fazer o mesmo - escrever uma carta!! :)
      Tenho que experimentar! :)
      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar