domingo, 16 de outubro de 2016

Opinião “Adeus”, Susana Almeida

Sinopse:

“E se aqueles que partem nunca nos deixam sós? Quando os caminhos de Lucas e Carina se cruzam, ele está longe de imaginar a importância que ela terá na sua vida. Carina é diferente das outras raparigas, é leal, determinada, corajosa e altruísta, qualidades que rapidamente conquistam o seu coração. Mas depressa o sonho se transforma em pesadelo e é quando Lucas perde a força de viver que um pequeno pássaro branco mudará a sua vida. No mar, Lara luta pela vida tal como os restantes passageiros do barco onde viajava rumo a um destino forçado, onde somente a dor e o sofrimento a aguardavam. No silêncio daqueles que perdiam a batalha surge um pequeno pássaro branco, salvando a vida de Lara ao indicar-lhe um destroço capaz de suportar o seu peso. Perseguida por um passado doloroso, Lara não acredita no amor. Mas estará ela destinada a conhecer alguém que faça o seu coração bater pela primeira vez?”


Opinião:

Quando terminei a leitura desta obra senti um turbilhão de emoções e fiquei extremamente confusa no que diz respeito à minha própria opinião. E foi por essa razão que a sua opinião tardou! Foi de certa forma necessário que as emoções assentassem para que pudesse escrever uma opinião justa quer para a obra, quer para a autora e até para mim própria :).

Apesar de o título da obra – “Adeus” – ser muito sugestivo e tradutor do que o leitor irá encontrar ao longo das suas 348 páginas, a verdade é que nunca pensei sobre isso em momento algum! E acho que este foi o meu principal problema! Não estava emocionalmente preparada para aquilo que Susana Almeida quis transmitir! No entanto, também não sei se caso tivesse pensado sobre o assunto estaria de facto preparada. Na verdade, acho que nunca estamos preparados para o “Adeus”.

A história desenrola-se a partir de várias personagens que nos vão sendo apresentadas em diferentes fases da obra, de acordo com a sequência temporal criada pela autora. Inicialmente, ficamos a conhecer a história de Lucas e Carina – e, surgindo em primeiro lugar, dando origem a toda a restante história, foi inevitável que nutrisse um carinho muito especial por este casal. No entanto, apesar de não chegar aos calcanhares destes primeiros, a autora conseguiu que gostasse minimamente da personagem que me apresentou a seguir. E página a página fui conhecendo Lara – primeiro estranha-se, depois entranha-se.

E foi com apertos no coração sequenciais que fui evoluindo nesta leitura. Se não estava de todo à espera de sentir o primeiro aperto, muito menos estava à espera do segundo! Foram inevitáveis as lágrimas que se soltaram! E quando terminei a leitura, como já referi, estava exausta! Confusa! Questionei várias vezes – porquê? Era mesmo necessário? Mas depois disse a mim mesma – “Rosana, de que é que estavas à espera? O livro chama-se “Adeus”!” E com isto perdoei a autora – pois esta cumpriu exactamente aquilo a que se propôs!

Para além do turbilhão emocional presente ao longo da obra, temos também de certa forma uma natureza mítica – que também já poderíamos vislumbrar pela sinopse – “E se aqueles que partem nunca nos deixam sós?”. Como sabem, a fantasia é um dos meus géneros favoritos. Não posso dizer que este livro se enquadre no género, no entanto, tem um travo de fantasia nas entrelinhas! E é através dela que assistimos às várias interações das personagens que se tornam muito queridas para nós!

Assim, não posso dizer que a obra me tenha arrebatado. Infelizmente, senti que foram demasiadas as perdas e que, de certa forma, isso me impediu de apreciar a obra por completo. No entanto, consigo sorrir quando penso em cada uma delas, e penso – “Estou contente por vos ter conhecido!”

É um livro que recomendo, apesar de tudo, porque todos devemos não só saber dizer “Adeus”, como compreender o que é que isso implica!

Deixo aqui os parabéns à autora Susana Almeida, porque os objectivos a que se propôs eram muito altos e consigo encontrar bastante mérito na sua escrita, construção de personagens e até em todo o turbilhão emocional por ela criado! :) Deixo ainda o meu agradecimento à Individual Editora que me cedeu um exemplar para leitura e opinião.



2 comentários :

  1. Olá!
    Mesmo com tantas perdas e consequente derrame de lágrimas, acho que lhe vou dar uma oportunidade!
    Gostei muito da tua opinião!
    Beijinhos e leituras com muito sabor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana :)
      Acho que fazes bem! Apesar de ter ficado emocionalmente confusa, é um livro bonito :)!
      Obrigada :)
      Beijinhos e boas leituras para ti também.

      Eliminar