domingo, 13 de novembro de 2016

Opinião “Os Indomáveis FC: Nada é impossível”, Álvaro Magalhães

Sinopse:

“Os Indomáveis vão jogar a poule de apuramento para a Superliga Júnior de Futebol 7, já com os novos jogadores que chegaram à equipa: o Menino da Mamã e o Minhoca. Também têm de angariar 20 000 euros para as obras no campo, por isso, põem-se em campo na área do marketing. Complicações com raparigas, bruxedos, um mistério policial e, claro, jogos terríveis com adversários terríveis, como é o caso de Os Tubarões. Mas eles são Os Indomáveis, ou não? 

Lês e esqueces que estás a ler.
Pensas que estás a jogar, a viver.”


Opinião:

Foi com grande surpresa que recebi lá em casa um exemplar do segundo livro desta nova colecção do autor Álvaro Magalhães! Assim, deixo desde já aqui o meu agradecimento à Porto Editora.

É sempre diferente ler um livro infantojuvenil! De certa forma, faz-me lembrar o tempo em que me dediquei a ler todos os 22 livros que compunham a colecção de Enid Blyton – “Os Cinco”. No entanto, as obras recentemente publicadas não podem ser comparadas a estes clássicos a que fomos habituados!

Os tempos mudam! As pessoas mudam! A tecnologia muda! A mentalidade muda! E, portanto, os livros também mudam! Posso dizer com isto que estamos perante uma obra actual! Com uma linguagem bastante clara, actual e real, sem grandes floreados e apropriada para a idade a que se destina!

Ao longo da sua leitura, houve apenas uma coisa que me incomodou! E digo-a não com sentido pejorativo, mas como crítica construtiva para o autor e para a editora. A narrativa é contada essencialmente a partir do nosso narrador na primeira pessoa. No entanto, em nenhuma página, ou pelo menos quase nenhuma (porque me pode ter escapado), é referido o nome dessa mesma personagem. Sei que este é o segundo livro de uma coleção. No entanto, li-o sem ter lido o primeiro e, talvez por isso me incomodou mais esta situação. Ainda assim, penso que principalmente para um público mais pequenino, o nome da personagem principal seria importante, mesmo que já tenha sido referido no primeiro volume!

Ignorando este pormenor, é um livro muito fácil de ler e que, apesar de ser sobre futebol, não me parece de todo exclusivo para os meninos! Como seria de esperar num livro infantil são inúmeras as lições de moral (directas e indirectas) e isso é, claro, independente da bola que as nossas pequenas personagens vão atirando de um lado para o outro!

Assim, é um livro que me parece bastante apropriado à idade e aos tempos actuais, abordando cada tema que vai surgindo sem o deixar escapar!



Sem comentários :

Enviar um comentário