quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Opinião “Tens Coragem?”, Megan Abbott

Sinopse:

“Addy Hanlon sempre foi a melhor amiga de Beth Cassidy e a sua parceira de confiança. Ambas cheerleaders temidas pelas raparigas da escola, atingiram o pico das suas carreiras no secundário e lideram uma claque intensamente competitiva e admirada por todas as colegas - até ao momento em que chega a nova treinadora. Dominante e carismática, e uma emissária do mundo adulto além do alcance das jovens, a treinadora Colette French seduz Addy e as outras cheerleaders com o seu charme. Apenas Beth, incapaz de aceitar a nova autoridade, permanece fora do círculo de confiança da treinadora, tentando por todos os meios recuperar a sua posição como cheerleader de topo. Mas quando um crime abala a comunidade, começa uma investigação policial que tem como alvo as alunas da escola. À medida que se aproxima o final da época, Addy e Beth irão aprender, da pior forma, que as fronteiras entre lealdade e amor podem ser um terreno perigoso num jogo que já ultrapassou todos os limites.”



Opinião:

É um facto que o meu género preferido não é o thriller. No entanto, gosto muito de ler este género literário para variar! Assim, sendo um tipo de livros pelo qual nutro sempre algum receio ou medo pelo desconhecido, tento sempre ganhar coragem para os ler, porque na maioria das vezes não me arrependo de os ter lido. Portanto, foi com alguma curiosidade que solicitei um exemplar desta obra à Saída de Emergência para leitura e opinião. Mas, infelizmente, a sua leitura não correspondeu às minhas expectativas.

A história desenrola-se em torno de uma escola e de um conjunto de cheerleaders, tendo como personagens de maior destaque Addy Hanlon, Beth Cassidy e a sua treinadora Colette French. Se por um lado a sinopse desta obra me despertou curiosidade, quando peguei na mesma assustei-me. Cada vez que abria o livro tinha medo de progredir na leitura, receio pelo que viria a descobrir. E nisto consigo encontrar uma qualidade da obra. Como o título indica – “Tens Coragem?”. Considero que apesar de a narrativa não envolver cenas macabras e descritivas, a personalidade das personagens é bastante perturbadora. E é através desta característica que a mesma alcança o seu devido lugar nos thrillers.

No entanto, penso que aquando da leitura de um thriller não é só este facto que importa! E é aqui que este livro falha! Esperei ansiosamente por uma explicação válida para o que estava a acontecer, mas não a encontrei! Bem sei que nem tudo tem uma explicação, que por vezes as coisas são “assim e pronto”. Mas foi essencialmente por serem “assim e pronto” que não as consegui apreciar.

Por outro lado, também face ao final da obra fiquei confusa! Não achei (mais uma vez) as personagens coerentes. E se não encontro coerência nas personagens que me são apresentadas, não me consigo envolver nem com elas nem com a narrativa em si.

Claro está que pode ter sido uma má leitura da minha parte. Como referi, é verdade que não sou a maior fã de thrillers e considero que, de certa forma, isso pode ter enviesado a minha opinião, no entanto, cada vez que leio uma obra e escrevo sobre ela, só posso escrever a minha opinião sincera. Assim, deixo o meu sincero agradecimento à Saída de Emergência que gentilmente me cedeu um exemplar, mas não consigo recomendar a sua leitura.


Sem comentários :

Enviar um comentário