segunda-feira, 1 de maio de 2017

Novidades Quetzal Editora - Bruno Vieira Amaral, Laurent Binet, Rachel Cush, João Pedro Porto

"Hoje Estarás Comigo no Paraíso", Bruno Vieira Amaral


Sinopse:

"Em Hoje Estarás Comigo no Paraíso, Bruno Vieira Amaral desenha uma investigação do assassínio do primo João Jorge – morto no bairro em que ambos viviam no início dos anos 80 – e usa essa investigação como estratégia de recuperação e construção da sua própria memória: a infância, a família, o bairro e as suas personagens, Angola antes da Independência e nos anos que se lhe seguiram, e a figura - ausente - do pai. Na reconstituição da personalidade e do percurso da vítima, da noite em que tudo aconteceu, na apropriação que o narrador faz de uma ligação com João Jorge (mais ou menos forjada pelos mecanismo da memória) – e de que faz parte essa busca mais ampla das dobras do tempo e do esquecimento – são utilizados os mais diversos materiais: arquivos da imprensa da época, arquivos judiciais, testemunhos de amigos e familiares, e a literatura, propriamente dita – como uma possibilidade de verdade, sempre."

Género: Literatura/Romance
Nº Páginas: 368
ISBN: 978-989-722-358-7

Sobre o autor:

"Bruno Vieira Amaral estudou História Contemporânea e é crítico literário, ensaísta e romancista. O seu primeiro romance, «As Primeiras Coisas», foi distinguido com variadíssimos prémios e mereceu, em 2016, a nomeação de Uma das Dez Novas Vozes da Europa (Ten New Voices from Europe), escolhidas pelos jurados da plataforma Literature Across Frontiers.


«Um muito original romance de estreia, escrito com grande maturidade estética e forte conhecimento da realidade descrita. O anúncio de um futuro grande escritor.» Miguel Real, Jornal de Letras
 
 
 

"A Sétima Função da Linguagem", Laurent Binet

 

Sinopse:

"A 25 de fevereiro de 1980, o linguista, filósofo e crítico literário Roland Barthes, figura de proa do estruturalismo, é atropelado por um veículo de transporte de uma lavandaria, quando saía da casa de Mitterrand – morrerá um mês depois na sequência desse acidente. E se não tivesse sido um acidente – e, antes, um homicídio? A hipótese é investigada pelo comissário Jacques Bayard, com a ajuda de Simon Herzog, um professor de Semiologia, ciência a que Barthes devotou parte da sua vida. O inquérito – muitas vezes rocambolesco, cómico e à beira do absurdo – leva Bayard a cruzar-se com os mandarins do meio intelectual da época, de Michel Foucault a Julia Kristeva, de Jacques Derrida a Bernard-Henri Lévy e Umberto Eco, de Philippe Sollers a Lacan ou Althusser. E também políticos (como Mitterrand, cuja eleição está para breve), gente do cinema (como Antonioni ou Monica Vitti), espiões, sociedades secretas, a mafia italiana e as Brigadas Vermelhas, ou universidades um pouco por todo o mundo. No centro da investigação está um documento desaparecido (que estaria na posse de Roland Barthes) sobre a «sétima função da linguagem», a derradeira descoberta de Roman Jakobson – um instrumento que concederia poderes extraordinários a quem o conhecesse. Um livro em que nada se perde, da primeira à última página."
 
Género: Literatura/Romance
Tradução: Antonio Sabler
Nº Páginas: 376
ISBN: 978-989-722-319-8
 

Sobre o autor:

"Laurent Binet nasceu em Paris, em 1972. É jornalista e romancista, além de professor de Ciência Política e músico (foi vocalista e guitarrista na banda de rock Stalingrad). Autor de HHhH, (2010), que lhe valeu o Goncourt para primeiro romance, escreveu também livros sobre educação (La Vie Professionelle de Laurent B., 2004) ou política (Rien ne se Passe Comme Prevu), sobre a eleição presidencial de François Hollande, 2012; ou Qu’Est-ce Que La Gauche?, em coautoria, 2017). A Sétima Função da Linguagem foi distinguido com os prémios Interallié e FNAC."


«Policial semiológico, romance pop, narrativa séria e extravagante, embarca o leitor nos meandros intelectuais e literários da vida parisiense.» Le Figaro

«O romance mais insolente do ano.» L’Express
 
 
 

"A Contraluz", Rachel Cush

 

Sinopse:

"Uma mulher chega a Atenas, no pico do verão, para lecionar um curso de escrita. Aí chegada, torna-se a audiência de uma cadeia de narrativas, à medida que as pessoas que vai encontrando lhe contam, à vez, a história das suas vidas. Começando com o vizinho do lado, no avião, durante o voo de ida – com as suas histórias de barcos desportivos e casamentos falhados –, os narradores falam dos seus amores, ambições, sofrimentos e perceção da vida do dia a dia. Com o calor abrasador e os ruídos da cidade em pano de fundo, a sequência de vozes vai tecendo uma complexa tapeçaria humana: a experiência da perda, a natureza da vida familiar, o difícil que é a intimidade. Primeiro volume de uma trilogia em que Rachel Cusk usa este novo artifício narrativo na sua obra: depois da sobre-exposição do eu nos livros anteriores, aqui, a figura de Faye esbate-se até à quase invisibilidade, a um contorno, transformando-se no veículo do que os outros dizem."
 
Género: Literatura/Romance
Tradução: Ana Matoso
Nº Páginas: 232
ISBN: 978-989-722-328-0
 

Sobre a autora:

"Rachel Cusk nasceu em 1967 e é autora de nove romances. Foi galardoada com o prémio Whitbread para primeiro romance, com o prémio Somerset Maugham e foi várias vezes finalista de outros tantos, como o Whitbread e o Orange. Em 2003 foi escolhida pela Granta como uma das melhores jovens romancistas."


«Rachel Cusk quebra todas as regras.» Independent

«Um romance letalmente inteligente.» New York Times Book Review

«Uma peça de prosa das mais ousadamente originais e divertidas que alguma vez li.» Observer

«Hipnotizante.» New Yorker

«Brilhante, absorvente, suscita reflexão.» Evening Standard
 
 
 

"A Brecha", João Pedro Porto

 

Sinopse:

"Em noite de exagerado temporal, um misterioso homem encoberto brota do chão de Sagres. Desmemoriado e desnorteado segue pela costa vicentina. Um outro, aborrecido com a banalidade do seu tempo, decide entrar pela brecha que rompe pela parede do quarto, esperando recuperar coisas esquecidas, como a exploração, a descoberta e até mesmo a conquista. Haverá um vínculo crescentemente claro entre os heróis. Pela brecha viver-se-á uma epopeia, do lugar em que dois mares se suturam até à cidade que deu a ruína e um mito fadado a Portugal. Uma morte dada aos deuses, o cruzamento de mitologias, a viagem pela umbra humana, e muitas outras tramas intrincadas fazem deste livro um santuário da Língua, em que se aliam o contemporâneo e a memória. Nestas páginas, a sedução da narrativa épica e a pujança da poesia e do teatro pedem um leitor pronto à verdadeira aventura literária."
 
Género: Literatura/Romance
Nº Páginas: 280
ISBN: 978-989-722-357-0
 

Sobre o autor:

"João Pedro Porto nasceu nos Açores, em abril de 1984. A Brecha é o seu quarto romance, tendo publicado O Rochedo que Chorou, O 2egundo M1nuto e Porta Azul para Macau. Viu também editado, em formato livro, o conto O Homem da Mansarda, e fez parte da primeira antologia coordenada pelo Centro Mário Cláudio, O País Invisível. São também suas as letras do álbum Terra do Corpo, de Medeiros/Lucas. É presença recorrente em diversos jornais de pequena ou grande tiragem, bem como em revistas e suplementos literários. Sobre a sua escrita, Valter Hugo Mãe escreveu: «Reverberam séculos nas suas construções. Um invasor absoluto, um denunciador. João Pedro Porto é cénico, performativo, esdrúxulo, temperamental, mas sem arrogância. Apenas luxuoso, desse luxo de poder fazer.»"
 
 
Para mais informações, consulte o site da Bertrand Editora 

Sem comentários :

Enviar um comentário