domingo, 27 de agosto de 2017

Opinião "Os Pilares da Terra" - Volume 1, Ken Follett

Sinopse:


"Na Inglaterra do século XII, Tom, um humilde pedreiro e mestre-de-obras, tem um sonho majestoso – construir uma imponente catedral, dotada de uma beleza sublime, digna de tocar os céus. E é na persecução desse sonho que com ele e a sua família vamos encontrando um colorido mosaico de personagens que se cruzam ao longo de gerações e cujos destinos se entrelaçam de formas misteriosas e surpreendentes, capazes de alterar o curso da história. Recheado de suspense, corrupção, ambição e romance, Os Pilares da Terra é decididamente a obra-prima de um autor que já vendeu 90 milhões de livros em todo o mundo."

Opinião: 

Quando se fala em Ken Follett é impossível não pensar em "Os Pilares da Terra" como livro referência deste autor. Mais uma vez, não resistindo a uma promoção, adquiri o volume um desta história. No entanto, só recentemente decidi iniciar a leitura deste livro, um pouco também motivada pela vontade de ver a série inspirada nele. 

Mais um vez, tenho de admitir que Ken Follett escreve bem. É inegável a sua capacidade de criar uma história e personagens estruturadas assim como dar a conhecer novos temas, quer seja o mundo noutra época ou, neste caso, os passos necessários para a construção de uma catedral. 

Um dos pontos fortes do livro é que todas as personagens desta narrativa estão ligadas de alguma forma. Contudo, essa ligação não é imediatamente conhecida por nós e, em alguns casos, passam-se anos para as próprias personagens criarem uma relação. Na realidade,para mim, as melhores partes do livro foram as que me davam a conhecer as personagens, ou a ver a sua luta para alcançarem os seus objectivos. 

Porém, em vários momentos do livro dei por mim com vontade de parar. Apesar das descrições serem extremamente bem feitas e notar-se na escrita que o autor pesquisou bastante sobre os passos necessários para a construção de uma catedral, nas histórias o que me fascina mais são sempre as personagens. 

No entanto, o autor acaba sempre por dar ênfase às personagens,e a evolução do Reverendo Phillip foi muito interessante e um dos maiores motivos para continuar com vontade de acabar está história. 

Deste modo, "Os Pilares da Terra", volume 1, apesar das suas partes mais descritivas consegue levar-nos a uma mundo cheio de intrigas, paixões, dedicação e trabalho que nos convence a descobrir se a conclusão da catedral se concretiza.


Sem comentários :

Enviar um comentário