domingo, 4 de novembro de 2018

Opinião "Bestiário de Kafka", Franz Kafka

Sinopse

“Uma coleção de contos de um dos maiores nomes da literatura mundial, todos eles protagonizados por animais. De salientar que alguns destes contos são completamente inéditos em Portugal, a maior parte deles traduzidos pelo seu tradutor «de marca», Álvaro Gonçalves.”

Opinião

Esta colectânea de contos reúne várias narrativas de Franz Kafka, que têm como ponto comum serem protagonizadas por animais. Inclui Metamorfose, o ex-libris do autor, que se destaca, de longe, dos outros. Este primeiro conto suscita um misto de compaixão, estranheza e repulsa. O leitor não fica indiferente ao desespero do protagonista, estimado ganha-pão da família, que se vê da noite para o dia transformado em insecto – e de estimado passa a ostracizado...

Quanto aos outros contos, ficam muito aquém de Metamorfose. Se por um lado partem de ideias de uma originalidade inegável, por outro falham na execução: um cão que conduz investigações para desvendar o que desconhece (por exemplo, a origem da sua comida, que ou vem de baixo ou vem de cima), uma toupeira que descreve a engenharia por detrás da sua toca,… Fiquei com a sensação de que são rascunhos, de que não foram editados nem correspondem à sua versão final. Em alguns falta lógica, um deles está dividido em duas partes escritas em alturas diferentes, e outro prolonga-se durante páginas e páginas para terminar de forma abrupta.

A obra vale muito por Metamorfose. Porém, fiquei desiludida por as restantes narrativas não terem chegado a ser trabalhadas pelo autor de forma a serem publicadas no seu melhor…



Sem comentários :

Enviar um comentário