quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Opinião "Lydia" , Pedro Belo Clara

Opinião


Pedro Belo Clara mantém-se em Lydia, a sua mais recente obra, fiel ao seu percurso, continuando a ser o Poeta do Amor, que se deu a conhecer nas suas criações prévias. 

Embalado num epicurismo estival, não tão comedido e sem limitações à felicidade como o epicurismo triste de Ricardo Reis, o Poeta busca a felicidade apenas conseguida pela consumação do Amor, Porque só o Amor é salvação, só o Amor é capaz de fazer a noite morrer. 

Uma ténue linha temporal deixa transparecer o passar das estações, e o Carpe Diem, enaltecido nas temperaturas mais amenas, vai dando lugar à tranquila sabedoria da inevitabilidade da chegada do Inverno, à consciência da finitude e da inexorável passagem do tempo, mas ressalvando sempre que há momentos que podem ser eternizados: bebamos o eterno emergindo/da fugacidade lenta/de todos os instantes

Lydia é uma obra coesa, os poemas que a constituem, arestas de um lapidado diamante, fazem brilhar Lydia como se de um único poema se trata-se. Apesar disso, e tal como senti em Quando as manhãs eram flor, há uma grande proximidade entre as obras do autor, os seus poemas poderiam vaguear entre os seus livros sem que nos apercebêssemos de que ali não pertenciam. No entanto, percebo que possa ser um contínuo pretendido pelo escritor, todavia não poderia deixar de reparar nas evidentes semelhanças. 

Nada há a apontar à escrita de Belo Clara que nos habituou à voz principesca e romântica do seu eu poético, há neste livro versos de inigualável beleza, que nos embalam numa embriagante sinestesia. 

Termino agradecendo ao Pedro que mais uma vez me proporcionou uma leitura de fim de tarde maravilhosa e que me deixou ansiosa pelo Livro II de Lydia. Agradeço-lhe também que Lydia nos faça relembrar que podemos acordar de mãos vazias, vendo murchas todas as flores cujo perfume nos inebriou nas estações quentes, mas haverá sempre um recomeço, uma Nova Estação.


3 comentários :

  1. "...só o Amor é capaz de fazer a noite morrer." Parabéns ao poeta Pedro Belo Clara por mais esta formosura "Lydia" impregnado de perfumes como "Quando as manhãs eram flor..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lígia :)

      É de facto um livro que nos faz acreditar no Amor e que é ele capaz de grandes feitos. Por cá, também somos fãs do Pedro Belo Clara :)

      Boas viagens,
      Bloguinhas Paradise

      Eliminar
    2. Muito obrigado pelas vossas amáveis palavras.
      Tenham um óptimo fim-de-semana.
      Até breve.

      Eliminar