quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Opinião "O Amante de Lady Chatterley", DH Lawrence

Sinopse

“A história da relação entre Constance Chatterley e Mellors, o guarda de caça do seu marido inválido, é o romance mais controverso de Lawrence e talvez o seu texto mais comovente sobre o amor. 
Escrevendo para libertar as gerações que, a seu ver, consideravam o sexo um simples constrangimento ou ato mecânico, Lawrence disse sobre este livro: «Trabalhei sempre o mesmo tema, encarar a relação sexual não como algo vergonhoso, mas válido e precioso. Penso que neste romance fui mais longe do que em qualquer outro. Para mim, é uma obra bonita, terna e frágil, tal como a nudez.»”


Opinião

Não é segredo que adoro romances clássicos. Os sentimentos assumem toda uma outra dimensão, e adoro o facto de, tendo lugar em épocas distantes à nossa, manterem a sua intemporalidade. São universais e, por isso, tão cativantes para mim.

Como tal, e sabendo que se tratava de uma obra com uma forte conotação sexual, parti para a sua leitura com expectativas relativamente altas. E ficaram defraudadas…

Para mim, o problema foi que o autor se foca tanto no seu objectivo de mostrar o sexo sob uma luz diferente que acaba por cair no exagero. As relações parecem ocas, as personagens dão-se a demasiados esforços para estarem juntas quando os momentos que partilham são superficiais, tornam-se arrogantes no seu egoísmo. E mesmo as cenas íntimas são por vezes tão exageradas que acabam por cair no ridículo…

Reconheço a agitação que deve ter causado na sociedade da época, uma vez que mesmo para os dias que correm é considerada uma obra ousada. No entanto, faltam-lhe os elementos que me prendem num romance: a profundidade das relações, todo o investimento que é colocado no outro, a expectativa...

Vale a pena ler “O Amante de Lady Chatterley” pelo contexto social da sua publicação, e pelo alvoroço que deve ter causado aquando da sua publicação original. Mas fica longe de ocupar um lugar na minha prateleira de favoritos…

Sem comentários :

Enviar um comentário