sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Opinião " No Escuro", Cara Hunter


Sinopse

Uma mulher e uma criança são encontradas fechadas numa cave, em risco de vida.

Ninguém sabe quem são – a mulher não consegue falar e nenhuma descrição de pessoas desaparecidas corresponde aos perfis das vítimas. O proprietário da casa, velho e muito confuso, jura que nunca as viu. À medida que a polícia desespera por pistas, Fawley recorda-se de um caso antigo, nunca resolvido, que também envolveu uma criança e uma mulher desaparecida. Curiosamente, tudo se passou numa tranquila rua de Oxford. E os moradores estão em choque: como pode tal ter acontecido debaixo dos seus narizes? Mas o detetive Adam Fawley sabe que nada é impossível. E ninguém é tão inocente como parece. 


Opinião

Este foi um mês de estreias. Li pela primeira vez um Romance de Época e estreei-me agora nos Policiais com No Escuro, de Cara Hunter. E que estreia! Agradeço imenso à Porto Editora a cedência deste exemplar à biblioteca do Bloguinhas e assim me ter proporcionado um leitura incrível e viciante. 

A narrativa começa com uma mulher e uma criança a serem encontradas prisioneiras numa cave, as suas identidades são desconhecidas e o proprietário da casa, o principal suspeito ad initium, é um velho confuso e alzheimerizado que não faz a mais pálida ideia do motivo de tanto alarido à sua volta. 

O inspector Fawley, figura central da investigação e de quem ficamos a conhecer um pouco a nível pessoal, vai tentando, com dificuldade, encontrar pistas que muitas vezes o levam a ele e ao resto da equipa a becos sem saída. Fawley recorda-se de um caso antigo, nunca resolvido, que também envolveu uma criança e uma mulher desaparecida. E de repente vemos-nos mergulhados num enredo complexo com dois crimes por resolver, que podem ou não estar relacionados, e quase a cada página novos suspeitos surgem, antigos suspeitos são repescados, e reviravoltas acontecem. 

Largar este livro é simplesmente impossível! Cara Hunter conseguiu com uma mestria de louvar uma receita para uma leitura vertiginosa e que nos leva para muito próximo da investigação. 

A estrutura do livro também favorece a leitura rápida, não tendo capítulos definidos não sentimos aquela dúvida de parar de ler no fim do capítulo e além disso vai tendo esquemas com as provas, transcrições dos interrogatórios, tudo isto contribuindo para eliminar qualquer monotonia que pudesse pensar em existir. 

Simplesmente brilhante e com um final inesperado, é um livro que surpreende até à última página, que nos envolve num clima de tensão e numa leitura compulsiva. 


No escuro, é os segundo volume da série envolvendo o inspector Adam Fawley e naturalmente fiquei com muita vontade de ler o primeiro, Perto de Casa. No goodreads constam mais 2 livros que penso não estarem ainda traduzidos por cá. Quero todos!



4 comentários :

  1. Tens de ler o primeiro, é espetacular!! Gostei mais até do que o segundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beatriz!
      Ainda bem que me dizes isso, é que maioritariamente tenho lido que No Escuro é melhor e fiquei ligeiramente reticente em ler o Perto de Casa, no fundo para não me desiludir com a autora :D
      Mas sendo assim vai ser uma leitura para breve!!

      Boas viagens,
      Tomé

      Eliminar
  2. Olá querida!!
    Ainda não li nenhum livro do autor, mas tenho ouvido falar TÃO bem!!!
    Cada vez estou mais curiosa!
    beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa!
      Recomendo mesmo este livro, provavelmente o melhor que li este ano :)

      Boas viagens,
      Tomé

      Eliminar