sábado, 27 de fevereiro de 2021

O Triunfo dos Porcos, George Orwell

56529516. sy475

Sinopse

Todos os animais são iguais.
Mas alguns são mais iguais do que outros.


Fartos dos maus-tratos do Sr. Silva, os animais da Quinta Augusta começam uma rebelião, expulsando os humanos tiranos e tornando a herdade num paraíso de progresso, justiça e igualdade.

No entanto, com o passar do tempo, os ideais acabam por ser corrompidos e uma nova ditadura, tão indecente quanto a dos humanos, é estabelecida.

Esta fábula de Orwell narra uma história de corrupção e traição. Quando O Triunfo dos Porcos foi publicado pela primeira vez, a Rússia Estalinista foi vista como o seu alvo. Hoje percebemos facilmente que quando a liberdade é atacada, sob qualquer bandeira, esta obra funcionará como o seu escudo e espada. 

 

Opinião


Acabei de ler O Triunfo dos Porcos, que me foi gentilmente cedido pela Cultura Editora, à qual muito agradeço, e o meu primeiro pensamento foi que este livro deveria ser de leitura obrigatória na escola!

Esta espécie de fábula alegórica em jeito de crítica à Rússia Estalinista é a descrição de qualquer ditadura e de como ela usa e abusa de todos os meios ao seu dispor para manipular.

O Triunfo dos Porcos começa com uma revolução, todos os humanos da quinta foram expulsos, e foi instaurado o Animalismo, um sistema ideal em que a igualdade seria o caminho para uma vida melhor, uma vida livre. Rapidamente, os porcos se começam a distanciar dos demais animais, que trabalham tanto que pouco tempo lhes sobra para pensarem no rumo que as suas vidas estão a tomar, que trabalham tanto que não conseguem aprender a ler, que trabalham tanto que deixam cair no esquecimento o que antes os movia. Aterrorizados, confusos, salpicados com um bocadinho de fé e esperança, os animais vão seguindo trabalhando cada vez mais e comendo cada vez menos, vendo os porcos ascender, mas acreditando que tudo é feito para o benefício de todos.

Esta foi uma leitura muito breve e percebemos facilmente a sua importância e o motivo pela qual se tornou um clássico. A capa da Cultura Editora é lindíssima e só lamento que tenham optado por traduzir alguns nomes para português, não vejo propósito e descaracteriza a obra.

"Todos os animais são iguais. Mas alguns são mais iguais do que outros.
" resume muito bem a essência deste magnífico livro!

Recomendo!


4 comentários :

  1. Tenho este na minha wishist há anos, que eu adoro o 1984.
    Mas nunca o encontro a bom preço...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora com tantas novas edições a sair ao mesmo tempo é só aguardar que uma fique mais barata :D
      Vou ler o 1984 ainda este mês (espero!)

      Boas viagens,
      Tomé

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Olá Catarina :)
      Penso que até gostei mais do que do 1984. Mas livros políticos não são para mim hehe

      Boas leituras

      Eliminar