domingo, 7 de março de 2021

Do No Harm, Henry Marsh

Sinopse

DO NO HARM offers an unforgettable insight into the highs and lows of a life dedicated to operating on the human brain, in all its exquisite complexity. With astonishing candour and compassion, Henry Marsh reveals the exhilarating drama of surgery, the chaos and confusion of a busy modern hospital, and above all the need for hope when faced with life's most agonising decisions.

21455159. sy475

Opinião

Do No Harm, de Henry Marsh, é, no âmbito da não-ficção, um livro que conseguiu lugar nos meus livros preferidos de sempre, um livro que li por sugestão de um cirurgião, quando decidi dedicar a minha vida à cirurgia, um livro que vou ler novamente sempre que o meu percurso o exigir.

Henry Marsh foi neurocirurgião durante trinta anos e presenteou-nos com um livro com as suas experiências, as boas, as menos boas e as terrivelmente catastróficas.

Não vos consigo dizer se este livro terá o mesmo impacto para alguém que não seja médico, mas para quem o é, e principalmente para aqueles que escolheram a cirurgia como forma de vida, este é um livro de leitura obrigatória.

Com tantos anos de experiência, Henry Marsh relata episódios com tanta humildade e humanidade, lembrando-nos que não somos deuses, mas por vezes o momento exige que nos comportemos como tal e avancemos sem o medo que nos assombra. Ao mesmo tempo estamos sujeitos ao fracasso e ao insucesso, que na nossa profissão se traduz numa vida que se perde ou se transforma dramaticamente. 

Henry Marsh descreve situações e sentimentos que eu tão bem conheço e por isso foi me impossível ficar indiferente a esta leitura, que me comoveu até às lágrimas e que me abraçou a mim e aos meus medos. 


2 comentários :

  1. Gosto da temática! Vai já para a wishlist.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim é livro da vida mesmo, pelos motivos que expliquei :)

      Boa leitura ;)

      Eliminar