sábado, 26 de junho de 2021

Opinião "A Filha do Irlandês", V. S. Alexander


 Sinopse

Irlanda, 1845. Para Briana Walsh, nenhum lugar se compara a Carrowteige, no condado de Mayo, com os seus campos verdejantes e penhascos rochosos com vista sobre o Atlântico. As pequenas quintas que cercam a centenária Lear House são administradas pelo seu pai, feitor do rico e imprudente Sir Thomas Blakely. Os rendeiros vendem a aveia e o centeio que cultivam para pagar a renda a Sir Thomas, sobrevivendo com as batatas que florescem nos restantes pedaços de terra.

Mas quando a produção de batata é assolada por uma praga devastadora, as famílias que Briana conheceu durante toda a vida ficam sem comida, sem recursos e à mercê do impiedoso proprietário, que parece indiferente a tudo exceto ao lucro. Rory Caulfield, o jovem camponês com quem Briana espera casar, partilha do desespero dos rendeiros — e da sua raiva. Fala-se de represálias violentas contra a nobreza insensível e os seus representantes. A tensão religiosa é também palpável, e ninguém parece saber em quem confiar.

Com a fome e as doenças a alastrarem pelo país, matando e deslocando milhões, Briana sabe que deve encontrar uma maneira de guiar a sua família por um dos momentos mais sombrios da Irlanda — em direção à esperança, ao amor e a um novo recomeço.

Opinião

A Irlanda é uma das minhas viagens de sonho e por isso sou atraída por livros e filmes que tenham esse país como pano de fundo. Assim, perante este título e esta capa, não consegui resistir! Agradeço à Saída de Emergência por me terem cedido um exemplar de A Filha do Irlandês para partilhar convosco a minha opinião!

A Filha do Irlandês é um Romance Histórico que acompanha uma família Irlandesa durante a praga que atingiu as plantações de batata, motivando a grande fome. Nunca tinha lido sobre este período sombrio da História da Irlanda e gostei muito do trabalho do autor, que consegue criar um ambiente de desespero, em que conseguimos ouvir os gritos e o choro dos famintos.

Briana Walsh, a protagonista, tenta guiar a sua família com força e determinação, sem nunca perder a esperança, e gostei muito dela por isso mesmo e pela sua relação com as outras personagens, o seu grande amor Rory, a sua irmã Lucinda e o seu pai Brian Walsh.

Recomendo este livro aos amantes de Romances Históricos, mas alerto-vos para uma certa lentidão da narrativa, mas no global foi uma leitura de que gostei muito e passava o dia a pensar em chegar a casa para ler mais um bocadinho e descobrir se Briana conseguiria salvar a sua família.

A Filha do Irlandês é uma história de resiliência e procura de um novo começo quando as nossas circunstâncias o exigem. Briana e a sua família tiveram de se reinventar face às adversidades, mostrando-nos que é possível sobreviver às mais extremas condições se mantivermos o foco e apoiarmos-nos no amor de quem nos rodeia.
 


2 comentários :

  1. Boa noite, quero muito ler esta história, não só porque é um romance histórico mas também por se passar na Irlanda ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ângela, passar-se na Irlanda foi mesmo a minha motivação para ler este livro :D

      Eliminar