sábado, 24 de julho de 2021

Opinião "Conta-me, Escuridão", Mafalda Santos, David Benasulin


 58315225. sy475

Sinopse

Todos gostamos de histórias. Sejam de encantar, para dormir ou rir. Mas não se deixe enganar: estes contos não são para dormir, muito menos para rir. É provável que as personagens criadas por Mafalda Santos roubem o sono e invadam os sonhos em todo o seu esplendor. E terror.
Desde trigémeas assassinas, a entidades assustadoras, passando por bruxas malévolas e magia. Nestas páginas não há sossego, nem esperança, excepto na literatura portuguesa que está viva e de óptima saúde. 

Opinião

Conta-me, Escuridão de Mafalda Santos foi uma leitura breve e deliciosa, que me maravilhou, mesmo eu não sendo fã de contos nem tendo por hábito ler livros de terror e de fantasia. Mafalda apresenta-nos oito contos num estilo muito sombrio, mas ao mesmo tempo muito sóbrio, sem grandes efeitos especiais, um relato da maldade no seu estado puro, como se a própria escuridão nos viesse sussurrar medos ancestrais. 
 
Todos os contos são super originais e de rápida leitura, e simultaneamente levam-nos a lugares do nosso subconsciente onde reprimimos medos primitivos, que vêm à tona quando permitimos que a ficção e o terror levem a melhor sobre a nossa racionalidade.

Não consigo escolher um dos contos como o meu predilecto, porque sempre que acabava de ler um pensava "gostei mesmo deste", e foi assim até ao fim do livro. Podem contar com bruxaria, maldições, o mal nas suas diversas formas e sempre muito bem ilustrado pelas mãos de David Benasulin.

Agradeço à Suma de Letras pela cedência de um exemplar de Conta-me, Escuridão de forma a partilhar convosco a minha opinião. Recomendo muito esta leitura, que é seguramente diferente dentro do panorama literário nacional e desejo à Mafalda Santos muito sucesso por ter dado uma voz tão cativante à Escuridão. 



2 comentários :

  1. Gosto de contos, mas livros de terror e de fantasia também não são o meu género literário de eleição. Contudo, e aqui está a prova, às vezes somos positivamente surpreendidos e que bom quando assim é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra,
      de facto sairmos da nossa zona de conforto às vezes traz-nos agradáveis surpresas ;)
      Boas leituras!

      Eliminar