sábado, 17 de julho de 2021

Opinião "A Morte de Ivan Ilitch", Lev Tolstoi

 
 

Sinopse

Aclamada como uma das maiores obras-primas sobre a temática da morte, esta é a história de Ivan Ilitch, um juiz respeitado que, apercebendo-se da morte próxima, se interroga sobre as suas escolhas, percurso de vida e a mentira em que vive.

Opinião

Ainda não me tinha aventurado na literatura russa e decidi começar por este pequeno grande livro, A Morte de Ivan Ilitch, uma leitura cinco estrelas, um daqueles livros que se tornam instantaneamente livros da vida e que sabemos que vamos reler sempre que precisarmos.

A Morte de Ivan Ilitch debruça-se, como o título indica, sobre a morte do protagonista, um homem comum, que adoece e percebe que está a morrer. Esta curta narrativa faz-nos reflectir sobre a nossa finitude, a nossa mortalidade, que apesar de ser tão comum e inevitável é como se a ignorássemos, e quando confrontados com ela o choque é avassalador.

Toda a sua vida, Ivan viveu de acordo com o que era suposto, sem grandes excessos, e só perante a morte equaciona o sentido da sua vida, parecendo-lhe que as boas recordações são apenas aquelas que remontam à sua infância. A sua relação com os outros é algo distante o que se exacerba com o aproximar do seu fim. Na verdade morremos sozinhos, mesmo que as pessoas que nos rodeiam nos apoiem, a derradeira caminhada pertence apenas ao moribundo, sozinho nesse caminho e sozinho a pensar nos porquês, porquê tanto sofrimento para um fim inexorável.

A Morte de Ivan Ilitch,
apesar de ser um livro breve, é carregado de uma profundidade que nos atinge como uma lança e nos desperta para a consciencialização de que vamos morrer, e do quão absurdo isso nos parece embora o natural seja morrermos.

“Chorou pelo seu desamparo, pela sua horrível solidão, pela crueldade dos homens, pela crueldade de Deus, pela ausência de Deus.” 
 

 


2 comentários :

  1. Um livro que tenho na wishlist há tanto tempo mas que estou sempre a adiar, não sei porquê, é tão pequenino :p Não gostei assim tanto do Ana Karenina, se calhar fiquei com receio de ler russos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi por isso que comecei com este livro pequenino para me aventurar nos Russos :)
      Mas lê, lê-se super bem ;)

      Eliminar