segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Opinião "O Silêncio das Águas" , Brittainy C. Cherry

Sinopse

Momentos. A vida é uma sucessão de momentos. Alguns, profundamente dolorosos e cheios de mágoas do passado. Outros, cheios de esperança e promessas para o futuro. Tive muitos momentos na minha vida, momentos que me modificaram, que me desafiaram. Momentos que me assustaram e atormentaram. No entanto, os mais importantes - os momentos mais comoventes e arrebatadores - sempre o incluíram a ele. Eu tinha dez anos quando perdi a voz. Uma parte de mim foi -me roubada, e a única pessoa que conseguia ouvir verdadeiramente o meu silêncio era o Brooks Griffin. Ele era a luz dos meus dias escuros, a promessa do amanhã, até que a tragédia o encontrou. A tragédia que acabou por afogá-lo num mar de memórias. Esta é a história de um rapaz e de uma rapariga que se amavam um ao outro, mas não se amavam a si mesmos. Uma história de vida e de morte. De amor e de promessas quebradas.

 45428972

Opinião

Comprei O Silêncio das Águas na Feira do Livro de Lisboa a um óptimo preço e era um livro, que pelas excelentes críticas, eu estava muito curiosa para ler. Não sabia do que se tratava e não li a sinopse. Bem, este livro entretém muito bem e foi lido em pouquíssimo tempo. Apesar disso, a sua narrativa tem muitos problemas e por isso não lhe dei mais de 3 estrelas.

O Silêncio das Águas conta-nos a história de Maggie, que na infância sofre um trauma e a partir desse momento deixa de falar e de conseguir sair de casa. Ao seu lado tem sempre Brooks, a sua alma gémea desde quando eram crianças. Mas também Brooks vai passar por uma grande provação. 

Brooks e Maggie serão a âncora um do outro. Esta é uma leitura com muito dramatismo e que chega a ser forçado em alguns momentos. Brooks nem sempre me parece uma personagem masculina na sua maneira de pensar e falar o que o tornou um bocadinho inverosímil. Gostei da Sra. Bones e da irmã de Maggie, por me parecerem mais reais pela sua densidade psicológica e consistência ao longo do texto . 

Fiquei com lágrimas nos olhos em alguns momentos, porque de facto este é um livro cheio de golpes baixos mesmo para nos comover até às lágrimas ou derreter em sorrisos. O Silêncio das Águas aborda muito a temática do trauma e de como lidamos com ele e de como os nossos hobbies podem ser a nossa salvação, aqui representados pelo poder dos livros e da música. Não adorei como a maioria das pessoas, mas foi uma experiência de leitura agradável.

 

7 comentários :

  1. Olá,
    Eu gostei bastante desta história, embora este não seja o meu livro favorito desta série.
    Penso que só este foi traduzido para português, o que é uma pena, pois para mim os melhores são os 2° e 4° livros.
    Boas leituras 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ângela,
      já tinha ouvido que os outros dela eram melhores, se chegarem a Portugal vou dar mais uma oportunidade à autora ;)
      Boas leituras

      Eliminar
  2. Fiquei com curiosidade! Mais um livro para acrescentar à minha wishlist.

    ResponderEliminar
  3. Também li este livro este ano e com muita curiosidade devido à sua popularidade. No entanto, foi um livro que gostei mesmo muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carina :)
      Também tinha muita curiosidade, não posso dizer que me desiludiumas não adorei!
      Talvez volte a esta autora ;)

      Boas viagens,
      Bárbara Tomé

      Eliminar