domingo, 6 de julho de 2014

TAG (#1) - Colorindo a Leitura

Depois de a Rosana já ter respondido à TAG do The Mistery's Garden, é a minha vez de enveredar por este mundo até agora desconhecido! Tenho de agradecer ao blogue pela TAG, visto que me diverti bastante a responder e redescobri alguns livros que estavam arrumados na minha estante.



1.ªPARTE

Vermelho - A cor da paixão: Um livro com um romance arrebatador, de tirar o fôlego, e/ou com um romance que adoras.
Memorial do Convento, de José Saramago. Não é uma escolha óbvia (até a mim surpreendeu um pouco!) mas o romance de Baltazar e Blimunda sempre me encantou. Poderia ter escolhido também As Intermitências da Morte ou Todos os Nomes (e não é que considero Saramago um romântico!?)

Não foi a edição que li, mas esta
capa é tão bonita que não resisti.

Laranja - A cor quente: Um livro cuja ação se passa no Verão ou numa praia, à beira-mar, etc.
Marina, de Carlos Ruiz Zafón. A acção passa-se no Verão, se bem me recordo, e uma das cenas mais marcantes ocorre numa praia. É belíssimo, como todas as obras que já li de Zafón.

Tenho uma foto com este pórtico no
fundo, curiosamente tirada antes de ler
 Marina - mas já depois de me ter
apaixonado pela Barcelona de Zafón.


Amarelo - A cor mais alegre de todas: Um livro cujos protagonistas ou algumas das personagens secundárias mais importantes são crianças.

A saga Anders, de Wolfgang e Heike Hohlbein. Uma saga que adorei ler na minha juventude, e que surpreende pela tenra idade de algumas das personagens. (Ainda hoje fico triste ao pensar na pequena Ratt!)

A edição portuguesa é idêntica, faz este belo efeito na estante.

Verde - A cor da Natureza: Um livro ideal para se ler ao ar livre.
O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder. Quem o fizer corre sérios riscos de levantar os olhos das páginas e ficar maravilhado com a Natureza à sua volta.

Podem ler a minha opinião aqui!

Azul - A cor fria: Um livro cuja ação decorre numa época fria e/ou um livro cujo autor não mede as palavras e que tenha uma escrita crua e capaz de ferir o leitor (responder a uma ou às duas é opcional).
Não me lembro de nenhum livro passado num tempo frio, apesar de ter a certeza de já ter lido algum...
Para não responder o mesmo, nomeadamente, Ensaio Sobre A Cegueira, vou escolher Haunted, de Chuck Palahniuk, um livro que encerra em si vários contos escritos pelas personagens, e que em ocasiões nos chocam até aos ossos.



Roxo - A cor da magia: Um elemento de fantasia característico de um mundo literário que gostas (pode-se escolher outro mundo, como distopia, se nunca tiver lido fantasia),
Tenho de escolher dois elementos da saga Dune, de Frank Herbert - os Mentat e as Bene Gesserit. Ambos representam a obtenção de poderes quase sobre-humanos através do treino árduo das suas capacidades - o alcançar da "magia" pelo esforço.

Depois de ler o primeiro volume,
tive de encomendar os outros...
ainda não os li, mas certamente
não me irão desiludir!

Lilás - A cor da imaginação: Um livro - ou livros - cuja imaginação do autor não revela limites. 
A saga 1Q84, de Haruki Murakami. Apesar de apenas ter lido esta triologia deste autor, é perceptível que Murakami consegue quase magicamente transportar o leitor para outra dimensão.

As capas dos 3 volumes são idênticas,
esta é a que tem a cor mais bonita!

Cor-de-Rosa - A cor mais doce: Um romance leve e divertido.
Quero-te Muito, de Federico Moccia. Já li este livro há algum tempo, e o que o antecede, Três Metros Acima do Céu, há ainda mais. No entanto, fiquei sempre com um carinho especial pela sua doce história de amor.



Preto - A cor negra, a ausência de luz: Um livro que aborda um tema pesado ou um livro muito escuro.
A Solidão dos Números Primos, de Paolo Giordano. Este livro é um dos mais bonitos que li, apesar da atmosfera de desesperança que o envolve... Mas temática da solidão e das oportunidades perdidas não retiram o encanto à escrita.

Adoro esta capa, é minimalista e
extremamente bonita.

Branco - A cor clara, a presença de luz: Um livro com um final feliz que te agradou ou não.
A Chama ao Vento, de Carla M. Soares. Uma história tão trágica como bela, em que, no final, o protagonista consegue encontrar a sua própria chama, uma luz na sua existência até então apagada. Gostei bastante!

Podem ler a minha opinião aqui!

2.ªPARTE

A minha pilha arco-íris de livros...


Vermelho | Psicopata Americano, Bret Easton Ellis
Laranja | Se Numa Noite de Inverno um Viajante, Italo Calvino
Amarelo | A Menina das Estrelas, Jerry Spinelli
Verde | A Cidade dos Deuses Selvagens, Isabel Allende
Azul | Se Eu Ficar, Gayle Forman (opinião)
Roxo | Sábado, Ian McEwan
Lilás | A Conspiração, Dan Brown
Rosa | O Pacto, Gemma Malley

...E a minha pilha monocromática!


Preto | Veronika Decide Morrer, Paulo Coelho
Branco | Cem Anos de Solidão, Gabriel García Marquez



2 comentários :

  1. Gostei das tuas respostas! :)
    Já li "Marina", aliás, no mês passado, e nem me lembrava que se passava no Verão. :P Concordo contigo, só li duas obras de Zafón, mas ambas são belíssimas.
    "que em ocasiões nos chocam até aos ossos"... Parece-me o meu tipo de livro. ;) Nunca ouvi falar, mas interessei-me. :)
    Gostei muito das tuas duas pilhas! :) As fotografias ficaram originais.
    Beijinhos!
    *Mistery

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mistery ;)

      Eu sou suspeita, porque o autor, Chuck Palahniuk, é o meu favorito e leio tudo dele... mas aconselho o Haunted (não é para quem tem estômago fraco, aviso já! x) )

      Mais uma vez agradeço pela tag, foi mesmo divertido :)
      Beijinho e boas viagens!

      Eliminar