sexta-feira, 11 de julho de 2014

Opinião - "O Enigma do Castelo Assombrado", Ana Nunes

Sinopse

"O Enigma do Castelo Assombrado é o primeiro título da coleção Os 4 Quadrantes, dirigida a todos os jovens que gostam de aventuras.

Ema, Constança, Lucas, Vicente e Sam, o inseparável amigo de 4 patas, são os protagonistas de um empolgante mistério que decorre na localidade de Sesimbra. Os quatro jovens descobrem pistas que os levarão a vivenciar aventuras extraordinárias. Juntos vão encontrar passagens secretas e subterrâneas que ligam a capela do solar - onde vivem Ema e Lucas - ao castelo sob o qual pende uma terrível lenda. Compreendem que têm perante si um segredo a desvendar… Conseguirão os 4 amigos resolver os desafios que enfrentam?"


Opinião

O "Enigma do Castelo Assombrado" é um livro de aventuras, muito ao estilo de "Uma Aventura" e "Os Quatro", que devorava quando era mais jovem, e que muitas tardes de brincadeira inspiraram, procurando ladrões inexistentes e explorando áreas desconhecidas, fossem elas o sótão ou o terreno do vizinho.

A verdade é que o livro, o primeiro de uma colecção, tem tudo para dar início a uma saga de sucesso: um grupo de amigos destemido, uma boa dose de mistério, um variado e interessante leque de personagens, e até um amigo de quatro patas.

É um livro com interesse redobrado para crianças e jovens que conheçam a zona de Sesimbra, uma vez que poderão ver a acção a desenrolar-se em paisagens e monumentos familiares. Confesso que não conheço Sesimbra, mas as descrições, sempre claras, deram-me vontade de visitar.

Tive o prazer de reparar numa diferença fundamental relativamente aos livros da minha infância, imperativa para cativar o público-alvo nos dias de hoje: a introdução da tecnologia. Facebook, Skype e SMS são termos que não faziam parte deste tipo de livros há 10/15 anos atrás, mas a autora soube incluir inteligentemente um aspecto da vida dos jovens, sem que se sobrepusesse ou influenciasse em demasia a narrativa.
 
Por outro lado, "O Enigma do Castelo Assombrado" está escrito num português actual e repleto de apontamentos de humor, que contribuem tanto para a construção das relações entre as diversas personagens, como para a leveza da leitura que, dado o público-alvo, não se quer demasiado pesada.

No geral, gostei bastante do livro, que me fez lembrar algumas colecções que lia vorazmente quando era mais jovem. Espero futuramente ouvir falar de mais volumes dos Quatro Quadrantes e seguir as aventuras do grupo de amigos, quem sabe numa edição em papel.



Sem comentários :

Enviar um comentário