segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Novidades Assírio & Alvim - Sophia de Mello Breyner Andresen

Livro Sexto e Geografia - Sophia de Mello Breyner Andresen


Prefácio : Gustavo Rubim
N.ºPáginas: 112
PVP: 13,30
Prefácio : Frederico Lourenço
N.ºPáginas: 128
PVP: 13,30

"No próximo dia 12 de setembro chegam às livrarias as novas edições de Livro Sexto e Geografia, de Sophia de Mello Breyner Andresen, com prefácios, respetivamente, de Gustavo Rubim e Frederico Lourenço.
Embora, cronologicamente, Livro Sexto seja o sétimo livro de poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, a autora optou por este título para vincar a opção que tinha tomado relativamente ao livro O Cristo Cigano — de facto o seu sexto livro — retirando-o da sua obra poética. Uma opção 
que só abandonou já neste novo século. 
De Geografia citamos Frederico Lourenço, no seu prefácio a esta edição: «Trata-se de um livro cujo carisma de perfeição tenho vindo a confirmar renovadamente através de sucessivas releituras ao longo de várias décadas: livro onde não encontro somente alguns dos momentos mais altos da obra da autora, porque nele se encontram alguns dos momentos mais extraordinários de toda a história da 
poesia em língua portuguesa. Digo mais: Geografia contém enunciados poéticos que disputam com famosos versos de Virgílio, de Racine e de Keats a palma do verso mais belo da literatura universal."

Sobre o autor :


"Sophia de Mello Breyner Andresen nasce a  6 de novembro de 1919 no Porto, onde passa a infância. Entre 1936 e 1939 estuda Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publica os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Casada com Francisco Sousa Tavares, passa a viver em Lisboa. Tem cinco filhos. Participa ativamente na oposição ao Estado Novo e é eleita, depois do 25 de abril, deputada à Assembleia Constituinte.
Autora de catorze livros de poesia, publicados entre 1944 e 1997, escreve também contos, histórias para crianças, artigos, ensaios e teatro. Recebeu entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana. A sua obra está traduzida em várias línguas. Faleceu a 2 de julho de 2004, em Lisboa. "


Sem comentários :

Enviar um comentário