segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Opinião - Saga "Academia de Vampiros", Richelle Mead

Sinopse

“Lissa Dragomir é uma princesa Moroi - um vampiro mortal com um laço inquebrável com a magia da Terra - e deve por isso ser protegida dos Strigoi, os vampiros mais ferozes e mais perigosos - os que nunca morrem. Rose Hathaway, a melhor amiga de Lissa, é uma Dhampir - nas suas veias corre uma poderosa mistura de sangue de ser humano e de vampiro. Rose tem como missão proteger Lissa dos Strigoi, que tentam por todos os meios tornar Lissa uma deles. Após dois anos de uma liberdade proibida, Rose e Lissa são apanhadas e arrastadas de volta à Academia São Vladimir, escondida nas profundezas da floresta de Montana. Aí, Rose deverá continuar a sua educação de Dhampi, enquanto Lissa será educada para se tornar a rainha da elite Moroi. E ambas voltam a quebrar corações na Academia. No entanto, é dentro dos portões de ferro de São Vladimir que a segurança de Lissa e Rose está mais ameaçada. Os horríveis e sanguinários rituais dos Moroi, a sua natureza oculta e o seu fascínio pela noite criam um enigmático mundo repleto de complexidades sociais. Rose e Lissa vêem-se forçadas a deslizar por este perigoso mundo, resistindo à tentação de romances proibidos e nunca baixando a guarda, ou os Strigoi farão de Lissa um deles para a eternidade...”

Aqui só se encontra a sinopse do primeiro livro ( não coloquei as outras porque tem spoilers!), contudo a opinião é sobre toda a saga. 
Em Portugal ainda só foram publicados os quatro primeiros livros.

Opinião

Os vampiros com que cresci são os que figuravam na série televisiva Buffy: criaturas da noite, sem alma e cheios de maldade, que matavam sem pensar em nada mais que a sua satisfação pessoal. Eles não conseguiam andar ao sol sem morrer ou sofrer dores excruciantes e não eram capazes de sentimentos como amar! Isto para mim são vampiros!

Sendo assim, qualquer variação para muito longe destes moldes deixa-me sempre um pouco apreensiva e de pé atrás. Os vampiros desta história não são como os de Buffy de facto, a escritora usa muito pouco essa palavra, realçando as diferentes criaturas existentes neste mundo: Strigoi, Dhampir e Moroi. Devido a isto, acho que consegui ver esta história não tanto como mais uma história de vampiros, mas sim como as aventuras de seres um pouco diferentes dos humanos.

A escrita é muito leve, fácil de seguir e compreender. Sente-se sempre vontade de continuar a leitura, de saber mais, de compreender o que move as personagens, e como vão resolver as situações em que se encontram. Além do mais, está sempre presente uma dose de humor, o que torna a leitura deveras agradável.

Contudo, tenho de referir que a escritora, por vezes, se repete muito na explicação de certos pormenores da história. Por várias vezes senti que estava a ler algo do livro anterior ou algo que já sabia e que não era necessário realçar. Para quem lê todos os livros da saga, estas repetições acabam por quebrar um pouco o ritmo e tirar algum potencial aos livros.

Dito isto, não posso também deixar de referir que o último livro me deixou um pouco desiludida, parece que algumas explicações caem do nada, acontecendo tudo muito depressa e sem grande nexo, o que no fim me deixou um pouco reticente em ler mais obras da escritora.

Apesar disto, esta é uma saga muito divertida de ler, que distrai e faz passar o tempo a viajar para outros mundos. Aconselho a todos aqueles que gostam do género ou aqueles que gostam da energia dos seres com poderes especiais!

Aqui fica o trailer da adaptação do primeiro livro ao grande ecrã!



Sem comentários :

Enviar um comentário