quarta-feira, 25 de março de 2015

Opinião - "Crónica de Uma Morte Anunciada", Gabriel García Márquez

Sinopse

"Vítima de denúncia falaciosa de uma mulher repudiada na noite de núpcias,o jovem Santiago Nasar foi condenado à morte pelos irmãos da sua hipotética amante,como forma de vingar publicamente a sua honra ultrajada e sob o olhar cúmplice ou impotente da população expectante de uma aldeia colombiana: é esta a história verídica que serve de base a este romance, e que, logo nas suas primeiras linhas, é enunciada.

A capacidade de Gabriel García Márquez em reconstruir um universo possuído pela nostalgia mágica e encantatória da infância e a sua genial mestria em contar histórias fazem deste romance mais uma das obras-primas que consagraram definitivamente este autor."

 

Opinião

O título desta obra é a mais perfeita descrição do assunto do qual trata. É um relato de um assassinato anunciado, uma dissecção literária de como é que um evento trágico anunciado aconteceu, por vontade de quem o quis perpetrar e por uma série de mal-entendidos e desafortunados acasos.
 
A acção decorre numa pequena terra colombiana, recheada de personagens bem ao estilo de Gabriel García Márquez, num local onde um boato corre veloz e, como tal, o plano de dois gémeos de assassinar o suposto culpado pela desonra da irmã rapidamente se torna conhecido de (quase) todos. O leitor é então levado a conhecer como é que tal acto foi concretizado, sem que ninguém efectivamente o impedisse.

A estrutura da obra faz o leitor pular de ponto de vista em ponto de vista, voltando atrás para recontar tudo de novo. No entanto, esta aparente redundância é conseguida de uma forma extremamente fluida, tornando-se, mais do que uma repetição, um revisionamento dos eventos por diversos ângulos, permitindo-nos preencher lacunas e compreender toda a história deste brutal assassinato. E, apesar de o assunto do livro ser dado a conhecer desde o seu ponto de partida, o suspense e antecipação são mantidos até ao final, mesmo depois da extensiva descrição dos ferimentos inflingidos durante o brutal assassinato.
 
As duas obras que li por Gabriel García Márquez, "Amor em Tempos de Cólera" e "Cem Anos de Solidão", ocuparam lugar entre os meus livros de eleição. E "Crónica de Uma Morte Anunciada" só veio confirmar a sua mestria, num registo diferente dos outros, mas no qual a assinatura do autor está presente a cada linha.
 


Sem comentários :

Enviar um comentário