segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Opinião “O Homem de São Petersburgo”, Ken Follet

Sinopse:

"Ele tinha por missão matar… Mas acabou por mudar o rumo da História.

Nas vésperas da Primeira Guerra Mundial, a Inglaterra prepara a defesa contra o Império Alemão. Ambos os oponentes precisam de se aliar à Rússia. O príncipe Orlof, sobrinho do czar Nicolau II, viaja para Londres, onde se encontra com Lorde Walden, casado com a sua tia Lydia. O anarquista russo Kschessinky segue-lhe no encalço.

Nesta intrincada trama de interesses pessoais e políticos, ninguém prevê que Lydia reconheça Kschessinky, colocando em perigo a vida da sua filha Charlotte. Estas personagens jogam com o destino da Europa na antecâmara de um dos mais devastadores conflitos de sempre.

O Homem de São Petersburgo é mais um romance empolgante de Ken Follett."


Opinião:

São inúmeros os livros de Ken Follet publicados. No entanto, até à data só tinha lido uma obra do autor – A Ameaça. Desde essa leitura que fiquei com vontade de ler mais livros do mesmo, e eis que durante este mês chegou a oportunidade de ler mais um – O Homem de São Petersburgo -, através da Editorial Presença à qual deixo mais uma vez o meu obrigada.

A narrativa desenrola-se nas vésperas da Primeira Guerra Mundial, como podemos ler na sinopse. E bastava ler a mesma para ficar com a leve sensação de que este romance de Ken Follet é um pouco diferente do que li anteriormente, tendendo mais para o romance histórico. Se por um lado Ken Follet é muito bom na escrita de thrillers, também não é mentira que é muito bom no romance histórico. É incrível como começamos a ler e quando damos por ela já chegamos ao fim! O autor possui uma escrita envolvente capaz de nos levar para o sítio onde a narrativa decorre.

E cada vez que leio um romance histórico, fico com aquele sentimento - “Gostava de saber muito mais sobre isto”. É incrível como a literatura, a história que tanto nos caracteriza, o mundo em que vivemos são tão ricos! E, através de romances históricos como este, aprendemos sem querer coisas que não fazíamos ideia e relembramos factos que já estavam no fundo do nosso arquivo!

No que diz respeito à história em si, temos como pano de fundo a Inglaterra. Na tentativa deste país se aliar à Rússia, o príncipe Orlof - sobrinho do czar Nicolau II - viaja para Londres. No entanto, este plano de negociação não corre exactamente como planeado. Simultaneamente, o anarquista russo Feliks Kschessinky também viaja para Londres para impedir que esta negociação aconteça, tendo como objectivo matar o príncipe Orlof.

Como seria de esperar, a partir daqui acontecem inúmeras reviravoltas e descobertas. Para quem pensa que O Homem de São Petersburgo é apenas uma colecção de factos históricos está enganado! Mais uma vez aquilo que Ken Follet faz com a história que conhecemos é de congratular. É através de personagens ricas e acima de tudo humanas que tudo acontece – porque são as pessoas que influenciam cada decisão, cada comportamento, cada atitude – desde Lydia, Charlotte, o Lorde Walden até ao próprio Feliks Kschessinky.

É sem dúvida uma obra que recomendo, não só pelo seu carácter histórico – abordando temas como a guerra, o direito ao voto pelas mulheres, as diferentes classes sociais, a rebeldia -, mas também pelo seu carácter humano – e aqui tenho de salientar a palavra família. Porque não juntar neste natal estes dois ingredientes? :) Não é o Natal uma época onde toda a família se reúne e onde todos estes sentimentos ficam mais visíveis? :) Fica aqui a recomendação! Atrevam-se a conhecer Charlotte, a sua mãe Lydia, o seu querido pai Lorde Walden e, não menos importante, Feliks Kschessinky.


Para mais informações sobre o livro, consulte o site da Editorial Presença aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário