terça-feira, 19 de abril de 2016

Opinião "As Mais Belas Fábulas Africanas", Nelson Mandela

Sinopse:

"«Espero que a voz do contador de histórias nunca deixe de se ouvir em África». Estas palavras são de Nelson Mandela, que recolhe nesta magnífica antologia as melhores fábulas da tradição africana. Belíssimos contos de todos os tempos, "verdadeiros retalos d alma africana", em que coabitam lebres matreiras, chacais ardilosos, hienas fingidas, serpentes de sete cabeças, reis, sultões e até uma princesa-nuvem. São histórias tão antigas quanto África e tão ricas quanto o seu imaginário, fábulas intemporais e universais na sua capacidade de encantar e deslumbrar. As mais belas fábulas africanas são um convite irrecusável a mergulhar com Nelson Mandela, o maior dos herós africanos, no universo mágico das histórias."


Opinião:

Como o título da obra indica, o livro consiste numa série de fábulas africanas compiladas. Apesar de ter lido cada história de forma sequencial, estas são independentes e de leitura individual.

No que diz respeito ao público-alvo, este livro pode ser lido em qualquer idade. No entanto, algumas das histórias trazem consigo mensagens não explícitas importantes para os mais pequenos, permitindo que, desde cedo, estes criem as suas próprias opiniões, princípios e valores. 

Já não me lembro com precisão de como eram as fábulas que li na minha infância. O tempo passa e a verdade é que nem tudo fica na nossa memória. Contudo, penso que este livro traz consigo mais do que fábulas, mais do que lições morais. Em cada história, encontramos explicações (africanas) engraçadas acerca do aparecimento e evolução das diferentes espécies, sendo portanto, um bom livro para satisfazer aquela curiosidade tão característica dos mais pequenos – a idade dos porquês.

Porque é que a serpente rasteja?
Porque é que eu devo ser obediente?
Porque é que a lua tem aquela forma?

Ao longo da obra, direta e indiretamente descobrimos as respostas para perguntas como estas, resultantes como seria de esperar das tradições africanas, trazidas para o papel por Nelson Mandela, “o maior dos heróis africanos”.



4 comentários :

  1. Eu comprei esse livro para oferecer ao meu irmão no natal de há uns anos atrás, e ele adorou! Agora, quero eu lê-lo!!

    Convido-a a vir ler o novo post do blog!!
    Um abraço,
    thebooksonmyshelfs.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      É um livro engraçado. Mas penso que as pessoas podem gostar mais ou menos dependendo também da idade da leitura.
      Boas viagens :)
      Bloguinhas

      Eliminar
  2. Já comprei e estou muito curiosa com este livro! :)
    Vai ser a próxima leitura, sem dúvida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Ficamos então à espera da tua opinião.
      Boas viagens,
      Bloguinhas

      Eliminar