quarta-feira, 22 de junho de 2016

Opinião “As Lições do Amor”, Lorraine Heath

Sinopse:

“Lady Grace Mabry tem tudo o que uma donzela debutante pode desejar: é bonita, inteligente, vem de boas famílias e possui um dote bastante valioso. No entanto, Grace desconfia dos inúmeros pretendentes que a cortejam, pois acredita que muitos estão apenas interessados na sua riqueza.

Para a ajudar a perceber se os interesses dos seus apaixonados são genuínos, Grace procura o seu amigo de infância, o Duque de Lovingdon. Sem qualquer fé no amor desde que perdeu a família, Lovingdon vive uma vida de libertinagem e prazer. Conhecedor dos jogos e estratagemas para conseguir a atenção de uma mulher, Lovingdon só tem de ensinar a inocente Grace a diferenciar as emoções falsas das verdadeiras.

Mas mal as lições começam, Lovingdon depara-se com um jogo demasiado perigoso, que parece não conseguir controlar…

Conseguirá o Duque abrir o seu coração inteiramente ou irá perder aquela que descobriu que ama?”


Opinião:

“As Lições do Amor” foi uma obra gentilmente cedida ao blogue pela Topseller para leitura e opinião. E, claro está, que não é um livro para todo o tipo de leitores. No entanto, sou da opinião de que devem existir vários tipos de obras publicadas, desde as mais brilhantes às mais simples. Nunca vos aconteceu querer enveredar numa leitura descontraída e sem preocupações? Pois é, para quem gosta de romances, aqui têm um livro do género capaz de prender o leitor criando a distração de que tantas vezes precisamos nos nossos dias.

Para além de romance descontraído que é, podemos encontrar neste livro um pormenor muito interessante – o carácter histórico. A narrativa não se desenrola nem no século XXI nem no século XX, desenrola-se sim no tempo em que cada donzela era cortejada em bailes, no tempo em que tudo era mais conservador, no tempo em que muitos dos sentimentos e relações descritos ao longo do livro seriam vítima de julgamento.

No entanto, ao contrário de muitos romances históricos que encontramos por aí, o cerne da história não é a época em que esta decorre, nem as inúmeras personagens que constroem a vida das principais. Sendo de certa forma egoísta em relação às suas personagens principais, dando-lhes não só a devida importância, mas escrevendo como se estas fossem os únicos intervenientes na narrativa, a autora consegue cumprir o objectivo a que se propôs.

Através de Lady Grace Marby, a autora traz para o papel a busca do amor. Como o título da obra indica, vamos acompanhando “As Lições do Amor” dadas a Lady Grace Marby pelo Duque de Lovingdon. E como nos vamos apercebendo a cada virar de página, seria impossível ensinar/demonstrar o que é o amor sem o sentir. Mas o amor é como uma faca de dois gumes. Dá-nos as melhores sensações do mundo, mas também o maior sofrimento.

Para além do romance descontraído e para além do seu carácter histórico, Lorraine Heath introduz discretamente temas mais sensíveis e delicados na narrativa, lembrando ao leitor que o mundo não é perfeito, que nem sempre tudo é como queremos, mas que apesar de todos os obstáculos e imperfeições que tenhamos, o amor existe e vale a pena.


“Encontrar o amor é uma viagem pessoal.”
Lorraine Heath



Sem comentários :

Enviar um comentário