sexta-feira, 1 de julho de 2016

Opinião "Viver Depois de Ti", Jojo Moyes

Sinopse:

“Lou Clark sabe muitas coisas. Sabe quantos passos deve dar entre a paragem do autocarro e a sua casa. Sabe que trabalha na casa de chá The Buttered Bun e sabe que não está apaixonada pelo namorado, Patrick. O que ela não sabe é que vai perder o emprego e que todas as suas certezas vão ser postas em causa. Will Traynor sabe que o acidente de motociclo lhe tirou o desejo de viver. Sabe que agora tudo lhe parece triste e inútil e sabe como pôr fim a este sofrimento. O que não sabe é que Lou vai irromper na sua vida com toda a energia e vontade de viver. E nenhum deles sabe que as suas vidas vão mudar para sempre. Em Viver depois de ti, Jojo Moyes aborda um tema difícil e controverso com sensibilidade e realismo, obrigando-nos a refletir sobre o direito à liberdade de escolha e as suas consequências.”


Opinião:

Fiquei bastante curiosa em relação a este livro quando vi o trailer do filme. Assim, porque gosto sempre de ler os livros antes de ver os filmes, tomei a liberdade de dar uma prenda a mim própria :). Confesso que tenho alguma tendência em ler/comprar livros com um carácter potencialmente triste, como podem comprovar ao acompanhar as minhas leituras. E esta é mais uma obra a acrescentar à lista.

A narrativa desenrola-se em torno de Louisa Clark e Will Traynor – duas personagens muito diferentes. Tudo começa quando Louisa perde o seu emprego e a única opção viável para as suas competências consiste em cuidar/fazer companhia a um rapaz que ficou tetraplégico após um acidente.

Apesar de não saber muito bem o motivo pelo qual foi contratada, dia após dia, Lou vai deixando um pouco de si na casa de Will – o seu sorriso matinal, as suas roupas estranhas, as suas anedotas, e por fim o seu feitio bastante peculiar. Mas ele não reage, mantendo-se triste, cabisbaixo, falando apenas o estritamente necessário.

Mas, felizmente, à medida que os meses passam a relação entre ambos vai mudando. Ao virar de cada página, assistimos à construção de algo único e quase inexplicável – uma relação de ajuda, entendimento, amizade, confiança, sinceridade e partilha.

E quando Lou pensa que está a conseguir cumprir aquilo que lhe foi pedido descobre que Will Traynor tem outros planos. Depois do acidente, foram muitas as lutas que esta personagem teve de travar, e é evidente ao longo do livro o grande sofrimento por que passou, por que passa e por que passará. E face a isto, Will planeia pôr fim à sua vida. Trazendo ao papel um tema bastante actual e delicado – a eutanásia, Jojo Moyes arrisca a que os leitores ou gostem muito da obra ou não concordem de todo com ela. 

Após divulgar os seus planos aos pais, Will Traynor dá-lhes 6 meses até concretizar aquilo que pretende na Suiça, e foi este o motivo por que contrataram Louisa Clark – numa tentativa de encontrar para o filho uma razão de viver. Assim, ao longo de 424 páginas vamos absorvendo a felicidade que Lou proporciona a Will através das mais pequenas coisas.

Por outro lado, não é apenas Lou quem tenta demonstrar a Will que há ainda uma razão porque viver. Também Will tenta ensinar Louisa que deve/que devemos viver a vida da forma mais plena possível.

É sem dúvida uma obra que ficará no meu coração, e que teve o final merecido com todas as incompreensões possíveis e imaginárias. É impossível ficar indiferente a um tema e a um amor como este. Por isso deixo aqui a questão em aberto:


Será o amor suficiente para Will mudar de ideias? Será o amor capaz de tudo? :)



Ps. Inicialmente não tinha compreendido a tradução do título da obra. Originalmente "Me Before You", a tradução para "Viver depois de Ti" pareceu-me um pouco contraditória. Mas no fim, tudo fez sentido!

Atrevam-se a conhecer a história de Will Traynor - um rapaz aventureiro - e Louisa Clark - a rapariga das meias às riscas. :) 



E porque foi o trailer que motivou a minha leitura e não acho que diga nem demais nem de menos, aqui fica:


Sem comentários :

Enviar um comentário