terça-feira, 13 de setembro de 2016

Opinião "Histórias de Vigaristas e Canalhas ", Gardner Dozois,George R.R. Martin

Sinopse:

"Recomendamos cautela ao ler estes contos: Há muitos vigaristas e canalhas à solta. 

Se gostou de ler Histórias de Aventureiros e Patifes, então não vai querer perder novas histórias com alguns dos maiores vigaristas e canalhas. São personagens infames que se recusam a agir preto no branco, e escolhem trilhar os seus próprios caminhos, à margem das leis dos homens. Personagens carismáticas, eloquentes, sem escrúpulos, que chegam até nós através de um formidável elenco de autores. 
Com organização de George R. R. Martin, um nome que já dispensa apresentações, e Gardner Dozois, tem nas mãos uma antologia de géneros multifacetados e que reúne algumas das mentes mais perversas da literatura fantástica.
 

Ao ler este livro, estará à assinar um pacto de comunhão com os seguintes autores:
 
Joe Abercrombie – autor da trilogia A Primeira Lei
Garth Nix – autor da trilogia Sabriel
Lisa Tuttle – co-autora de Windhaven
Daniel Abraham – autor da série The Expanse "

Opinião:

No final da leitura de “Histórias de Aventureiros e Patifes” fiquei muito curiosa para ler os 11 contos que aquela versão não tinha mas que a original tinha. Assim, quando a Saída de Emergência publicou “Histórias de Vigaristas e Canalhas” tive que acrescentar mais um livro à minha lista de leituras.

Tal como o primeiro volume, este livro agrupa vários contos de histórias de patifes que nos levam em aventuras e mistérios em mundos diferentes. Tão ecléctica como a primeira parte, leva-nos a passear por mundos da fantasia e da ficção científica que nos fazem desligar da realidade. Continua a estar presente em todos os contos a imaginação e destreza na escrita que caracterizaram o volume anterior. 

Contudo, os contos presentes nesta parte da história não me convenceram da mesma forma que os anteriores. Apesar de possuírem personagens bem-criadas e mundos bem descritos, no final acabava sempre por me faltar algo. 

De facto, senti isto até chegar aos três últimos contos. A história “Tawny Petticoats”, apesar de decorrer num mundo já descrito noutra obra, consegue cativar e entreter ao mesmo tempo que nos faz torcer pelos vigaristas da história. 

Já no que toca ao “O Curioso Caso das Esposas Mortas” passado num mundo mais frio e negro, leva-nos à descoberta da solução para um mistério aterrador, conseguindo ao mesmo tempo introduzir reflexões sobre a sociedade no meio do enredo. Além disso, tem um final que se encaixa perfeitamente no resto da história, que nos deixa na dúvida se devemos rir ou ficar aterrorizados. 

Por fim, o conto “O Significado do Amor” que foi sem dúvida o meu favorito desta parte da antologia. Uma história bem escrita, cheia de humor, que nos faz sorrir de forma espontânea e nos deixa agarrado a cada frase. 

Em suma, este volume mantém o espírito do anterior: mundos fantásticos, onde tudo é possível, ou mistérios de arrepiar com heróis astutos para os resolverem.

Por fim, gostaria de agradecer à Saída de Emergência por ter cedido um exemplar para leitura e opinião.

Podem ler a minha opinião do livro Histórias de Aventureiros e Patifes aqui.


Sem comentários :

Enviar um comentário