terça-feira, 25 de outubro de 2016

Opinião “Anexos”, Rainbow Rowell

Sinopse:

“Beth e Jennifer sabem que alguém está a monitorizar os seus e-mails de trabalho (toda a gente na redação sabe, é política da empresa). Mas, mesmo assim, não conseguem levar os avisos a sério. Insistem em enviar uma à outra e-mails hilariantes e intermináveis, em que discutem tudo sobre as suas vidas privadas.Lincoln O’Neill não acredita no seu novo trabalho – ler os e-mails de outras pessoas. Quando se candidatou para “supervisor de segurança na Internet” imaginava-se a combater a pirataria ou a construir firewalls – e não a escrever relatórios entediantes sempre que um jornalista envia uma piada porca. Um dia Lincoln depara-se com a correspondência de Beth e Jennifer e, apesar de saber que não a deveria ler, é incapaz de resistir às histórias cativantes. Quando finalmente se apercebe de que está perdidamente apaixonado por Beth, já é tarde demais para se apresentar. Como conseguiria ele sequer explicar?”


Opinião:

Foi com grande curiosidade que enveredei por esta leitura. Já tinha ouvido falar nos primeiros títulos de Rainbow Rowell publicados em Portugal. No entanto, a sua leitura ainda não se tinha proporcionado. Assim, quando tive a oportunidade de ler esta obra fiquei bastante ansiosa e contente. Mas até pegar no livro, foram saindo algumas opiniões e, graças à minha curiosidade, foi inevitável lê-las :). Infelizmente, reparei que nem todas as críticas eram positivas e que o livro da autora que escolhi ler primeiro não seria dos melhores dela.

Posto isto, claro está que as minhas expectativas não eram muito altas e que isso até pode ter influenciado de certa forma a minha opinião. Felizmente, foi um livro que me surpreendeu! Apesar de ter lido a sinopse e considerar que seria um tipo de livro que eu normalmente gosto de ler, nunca pensei encontrar este tipo de narrativa. E para explicar melhor aquilo que quero dizer, a melhor expressão que posso usar para descrever “Anexos” é “uma lufada de ar fresco”. Eu adoro ler romances, adoro ficar presa às personagens que cada um deles me dá a conhecer, mas o que nunca me tinha acontecido durante uma das minhas leituras era divertir-me com ela! E só por aqui consegui perceber que existia uma grande falha na minha educação literária! Como é que passei 25 anos da minha vida sem ler livros assim descontraídos e divertidos?

Se calhar o melhor é mesmo explicar sobre o que estou a falar!

A narrativa desenrola-se essencialmente em torno de Beth, Jennifer, Mitch, Chris e Lincoln. Beth e Jennifer são duas amigas que acompanhamos a cada virar de página através dos e-mails que enviam uma à outra! Chris e Mitch os seus respectivos namorados. E, por fim, Lincoln é contratado para ler os e-mails de uma empresa, inclusive os e-mails destas duas amigas. E como nos diz e bem a sinopse, à medida que lhe chegam alguns e-mails destas duas personagens, este “é incapaz de resistir às suas histórias cativantes. Quando finalmente se apercebe de que está perdidamente apaixonado por Beth, já é tarde demais para se apresentar.” Mas o que mais gostei neste livro não foi o facto de Lincoln se apaixonar por Beth nem o desenrolar dessa relação! O que mais gostei foi de ler as mensagens de Beth e Jennifer! É mesmo giro assistir à conversa informal entre duas amigas! Porque o amor não tem de ter sempre o papel principal! :)

Não me adianta falar mais sobre a história! O engraçado mesmo é divertirem-se a conhecer Beth e Jennifer :)! Foi, sem dúvida, uma leitura muito gratificante, e Rainbow Rowell acabou de conquistar um lugar na minha listinha de autores a seguir! :)

Para terminar, deixo o meu agradecimento à Saída de Emergência que, gentilmente, me cedeu um exemplar para leitura e opinião!



2 comentários :

  1. Olá Rosana,
    O primeiro e úncio livro que li da autora não correu pelo melhor, por isso tenho algum receio de ler algo dela novamente.
    Mas já ouvi falar bem deste livro.
    Quem sabe um dia não lhe dou uma nova oportunidade.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura :)

      Qual foi o livro que leste?
      Olha, como disse, eu nunca tinha lido nenhum e fiquei com a ideia que este não seria dos melhores da autora (pelas opiniões no goodreads). Mas como não tinha quase nenhumas expectativas e é um género diferente do que estou habituada, soube-me bem! Acho que o motivo pelo qual gostei bastante foi mesmo este!
      Achei mesmo uma lufada de ar fresco, mas quando ler o próximo (há-de chegar o dia), vamos lá ver o que acho :).
      Beijinhos
      Rosana

      Eliminar