terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Opinião "Psiquiatras: Uma História Por Contar", Jeffrey A. Lieberman

Sinopse

"A história fascinante das origens, percalços e triunfos da psiquiatria, pelo antigo presidente da Associação Americana de Psiquiatria. A psiquiatria percorreu um longo caminho desde os dias em que os «lunáticos» eram acorrentados em celas frias e exibidos como curiosidades de feira perante um público boquiaberto. Mas, como revela Jeffrey Lieberman nesta obra extraordinária, o caminho para a legitimação da «ovelha negra da medicina» tem sido tudo menos pacífico. O Dr. Lieberman conta a história da psiquiatria desde o seu nascimento como uma pseudociência mística, passando pela sua adolescência enquanto culto de «shrinks», à maturidade tardia - no pós-Segunda Guerra Mundial - como uma profissão cientificamente certificada e salvadora de vidas.

Na sua essência este livro é uma história de detetives, impulsionada pelas questões centrais: o que é uma doença mental e como pode ser tratada? Os verdadeiros heróis desta história são os homens e as mulheres que ousaram desafiar o status quo em busca de respostas. Com estudos de caso fascinantes e retratos pormenorizados dos luminares da psiquiatria, é uma leitura apaixonante e informativa e um apelo urgente ao fim do estigma das doenças mentais, que devem ser tratadas como doenças e não como condições infelizes e irremediáveis." - in Goodreads
 
Edição: 2016
Páginas: 416
ISBN: 9789896443887
 

Opinião

Será porventura impossível a minha opinião desta obra não sair enviesada, visto que a Psiquiatria é a área a que escolhi dedicar-me profissionalmente, e que considero tão interessante como importante para a sociedade em geral.

Desenganem-se, no entanto, aqueles que esperam encontrar neste livro um manual de Psiquiatria. Jeffrey Lieberman consegue, sem se desligar da sua profissão, assumir o papel de contador de histórias para nos levar numa viagem desde os primeiros momentos históricos em que se começaram a pensar as doenças da mente até à era da Psiquiatria moderna. Inclui ainda episódios tanto da sua prática clínica como da sua vida pessoal para mostrar ao leitor menos conhecedor a realidade da doença mental.

Penso que nos encontramos num ponto em que, apesar de todos os avanços científicos na área, informação disponível ao público e dos esforços dos profissionais, há ainda um grande peso do estigma no que concerne a doença mental, e uma cortina de desconfiança que envolve a Psiquiatria. Conhecer a sua história e aumentar a literacia em Saúde Mental são factores importantíssimos no combate a este estigma - Psiquiatras fá-lo de uma forma acessível e entusiasmante. Recomendo tanto a profissionais da área como ao público em geral!

Sem comentários :

Enviar um comentário